Aos 79 anos, Gilberto Gil é eleito à cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A votação aconteceu nesta quinta-feira (11) e o músico recebeu 21 votos, maioria absoluta. O cantor recebeu a notícia em casa, já que uma norma da Academia proíbe que candidatos participem da sessão.
Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano. Antes do músico, a cadeira 20 estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020.
Fernanda Montenegro ocupa oficialmente cadeira na Academia Brasileira de Letras
O artista celebrou a decisão nas redes sociais. “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Gilberto Gil é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical cuja obra se confunde com a própria música brasileira. Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado ‘Artista pela Paz’, pela Unesco.
Gilberto Gil presta linda homenagem ao aniversariante Caetano Veloso: “Viva Caetano”
Ele é autor de clássicos da música brasileira como ‘Vamos Fugir’, ‘Aquele Abraço’, ‘Cálice’, ‘Divino Maravilhoso’, ‘Esotérico’. ‘Super-Homem’, ‘Tempo Rei’, entre outros. Ele tem uma extensa discografia com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas.