A jornalista Glória Maria, participou nesta última semana do programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, e por lá, a veterana afirmou que o ‘preto nunca está blindado do racismo’. Sendo assim, ainda na atração, a contratada da TV Globo relatou episódios os quais, suas filhas foram vítimas do preconceito.
Dessa forma, em uma bancada formada apenas por mulheres, a jornalista comentou sobre a recuperação do tumor no cérebro e relembrou algumas coberturas realizadas em seus mais de 40 anos no jornalismo. No entanto, após ser questionada sobre o racismo na carreira, ela diz:
+Gloria Maria comenta como era trabalhar com Pedro Bial: “Era um inferno!”
“Nada blinda preto de racismo, ainda mais a mulher preta. Nós somos mais abandonadas, discriminadas. O homem preto não quer a mulher preta. Você tem que aprender a se blindar da dor. Se você for esperar o blindamento universal, você está perdida”, destaca Glória ao ser questionada se a fama a blindou do preconceito.
Mais sobre a matéria de Glória Maria
Sendo assim, a jornalista prosseguiu desabafando sobre a situação e revelou que as filhas, Laura e Maria sofreram preconceito. Em suma, a primeira ouviu de um amigo que “a cor dela era feia”. A segunda escutou, também de um colega na escola, “você, sua macaca, não fala nada”, lembra.
+Gloria Maria encanta com jovialidade na web: “Nunca envelhece”
“Isso não vem da criança, vem da família. E a família não vai mudar. Quando ele (amiguinho) falou, queria machucar. E a maneira que tinha é para machucar era ofender racialmente. Isso que acho uma coisa trágica. Se ele sabe que chamar de macaca é uma ofensa racial, é porque foi ensinado”, pontuar a jornalista da TV Globo.
Além disso, vale lembrar que, atualmente Glória Maria está no ar no programa Globo Repórter, e por lá, leva o Brasil a conhecer as maravilhas do mundo, entre outras coisas. A atração vai ao ar todas as sextas, logo após a programação nobre do canal carioca.