Portal MSN

MSN

Humberto Carrão mergulha em personagem de Renascer: “um texto que tem um rito”

Ator interpreta José Inocêncio na primeira fase da novela e depois passa o bastão para Marcos Palmeira

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase de ‘Renascer’ – Globo/Fábio Rocha

Depois de fazer sucesso em ‘Todas as Flores’ e estrear a série ‘Betinho: No Fio da Navalha’, Humberto Carrão volta ao ar na primeira fase de ‘Renascer’ para interpretar o protagonista José Inocêncio na juventude. O papel alavancou a carreira de Leonardo Vieira em 1993, quando a história foi exibida pela primeira vez. Em bate-papo com a imprensa, no qual o Área Vip esteve presente, o ator se emocionou ao falar do desafio de integrar a releitura do folhetim, escrito agora por Bruno Luperi, com direção artística de Gustavo Fernandez, e previsão de estreia para o dia 24 de janeiro.

- Continua após o anúncio -

Carrão tinha apenas dois anos quando a novela original foi ao ar, mas fez questão de conferir o trabalho assim que soube que faria o papel. “Eu assisti a primeira fase de Renascer quando me ligaram. E na verdade, a importância de ter visto foi de me deixar louco pra fazer, de um estímulo de beleza daquilo. Eu realmente acho essa primeira fase, primeiro assistindo e agora fazendo, uma das coisas mais bonitas que eu já fiz. Esse texto é muito lindo, muito poderoso”, afirmou o ator.

Juliana Paes e seu caso de amor com Jacutinga em Renascer

O artista não vê como um peso interpretar um personagem que já fez sucesso no passado. “Uma novela que tem  um texto que tem rito, que tem festa, que tem respeito pela religião afro-brasileira, uma novela que é esbarrada num mito, imagina, um personagem que tem pacto com cramulhão, com Deus e com o Jequitibá, isso é muito assustador de poderoso. Então a minha relação com a primeira versão é justamente de respeito. Eu sou um ator muito apaixonado pela história dos nossos atores mais velhos, eu tenho uma relação profunda de amor”, disse.

- Continua após o anúncio -

Na trama, ele terá que entregar o personagem para Marcos Palmeira, que assume o papel na segunda-fase. “Eu conversei sobre isso essa semana. A gente estava gravando cenas do parto da Maria Santa (Duda Santos), o primeiro parto, e ele (Marcos Palmeiras) mandou uma mensagem e eu fiz uma brincadeira com ele. Eu adoro o Marquinhos, a gente tem uma relação antiga, e a gente entendeu duas coisas que a gente ia levar para o personagem, os dois, mas sem que isso fosse uma obrigação, ou uma responsabilidade. Eu acho tudo bem que exista uma certa estranheza dos personagens, porque o José Inocêncio do final da primeira fase já se parece menos com o do início”, analisa Humberto.

Primeira imagem de Juliana Paes em ‘Renascer’ é divulgada pela Globo

- Continua após o anúncio -
José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos) na primeira fase da novela – Globo/Fábio Rocha

Para ele, entregar o personagem é como não terminar a história. “A gente fala muito sobre isso, é muito estranho fazer esses 13 capítulos e não resolver, hoje é um dia dos mais difíceis de gravação, nunca tem um dia simples , ou você está desatolando um caminhão com mulas, ou você está transportando duzentas mulas, sofrendo tocaia, são raros os dias tranquilos. E esse personagem sofre uma perda muito grande e é muito estranho não estar aqui pra resolver. Entregar pro meu parceiro, o Marquinho, essa herança, de alguém que vai ter que costurar e entender essa questão com o filho. Então eu acho normal essa estranheza de um para o outro, acho que tudo certo. Muitos anos se passaram, muitas perdas aconteceram, uma luminosidade e um brilho que esse personagem tinha no início, em alguma medida o deixou de lado. É como se o cramulhãozinho e o Jequitibá que o abençoaram , tivessem se afastado dele”, define o ator.

Humberto Carrão grava cena emblemática de Renascer; confira detalhes

Humberto Carrão aos pés do Jequitibá em ‘Renascer’ – Globo/Fábio Rocha

Apesar de ainda estar gravando, Humberto já entregou a cena emblemática da novela, quando o jovem José Inocêncio faz um pacto com o Jequitibá. “Eu fiquei  surpreso, achei estranhíssimo. Você fazer um juramento, um pacto com uma árvore. E você esquece das coisas, né. Quando você chega ali, você olha aquela árvore de mil anos e você está ali diante dela fazendo um pacto. Eu me surpreendi, o Gustavo (diretor) é muito bom e é muito bom trabalhar com ele. E a forma como a gente foi fazendo junto, e entendendo essa cena do jequitibá, foi muito bonito. O que me surpreendeu foi a emoção da coisa, porque eu realmente fiquei muito emocionado. É a loucura da profissão, é fazer de conta. Todos nós ficamos muito emocionados”, confessa Humberto.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.