Nestes últimos dias, em meio a pandemia, o mundo inteiro está colocando seus olhos também em torno dos inúmeros protestos contra atos de racismo, que vão do Brasil aos Estados Unidos, com sede de Justiça pelo assassinato de policiais contra pessoas inocentes. A campanha “#VidasNegrasImportam” trouxe um grande movimento nas redes sociais, além do posicionamento de diversos artistas.
+ Felipe Neto cobra posicionamento de Neymar em meio a polêmicas: “Nem todo mundo se importa”
O ator Ícaro Silva, inclusive, recorreu nas suas redes sociais e comentou acerca do assunto. Em desabafo na conta oficial do Instagram, ele comentou acerca do seu cabelo, o fato de não conseguir usá-lo como sempre quis, e deu ênfase a luta diária do seu pais de 70 anos a conseguir viver em um dos países com maior número de casos racistas e preconceituosos do mundo.
+ Giovanna Ewbank faz desabafo sobre morte cruel: “O racismo asfixia o mundo”
“Meu cabelo é uma das maiores belezas que eu encontrei nessa vida. E não falo só dessa plástica nobre e impecável que ele imprime ao meu rosto, acentuada pela robustez da minha belíssima barba, sem falsa modéstia, mas da liberdade que existe nessa volumosa e macia esfera de pequenos, cheirosos e grossos cachos negros”, iniciou. Ao compartilhar do fato de que não utiliza seu cabelo natural aos 13 anos, o ator falou sobre um presente significativo recebido do pai.
+ Famosa blogueira expõe ter sido vítima de racismo por empresa: “Não estamos imune”
“Meu pai me deu então um objeto que eu já conhecia, mas que não tinha como fazer parte do meu cotidiano até ali. Esse garfo da segunda foto ele fez com as próprias mãos, nos anos 70, quando era mais jovem do que sou hoje”, disse. “Que lindo meu pai (lindo mesmo, ele é gato real) foi e é ao me dar esse instrumento de pura liberdade. Eu concordo com a Nina Simone quando ela diz que “Liberdade é não ter medo”. É difícil ser livre e preto. Sempre difícil”, lamentou.