Na manhã deste domingo, 30 de abril, logo depois de uma decisão tomada pela Justiça Federal do Amazonas, a capivara Filó foi devolvida ao influenciadora digital Agenor Tupinambá, de 23 anos de idade. Desse modo, é importante lembrar que o animal silvestre tinha sido entregue para o Ibama na última quinta-feira (27).
Assim, o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante resolveu que o criador de conteúdo do TikTok pode devolver a capivara ao habitat natural. No entanto, será necessária a comprovação que o transporte aconteça de forma segura, algo que é possível através de um atestado feito por um veterinário ou um biólogo.
+ Agenor, após ser obrigado a deixar sua capivara, faz desabafo: “decisão dolorosa”
“Enquanto não se efetiva o transporte de Filó, ela deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que o autor informa já ter obtido o aval do RT Biólogo Ricardo dos Santos Amaral”, declarou o togado. As informações são do portal g1.
Através de seu perfil no Instagram, a deputada estadual Joana D’Arc (União Brasil) compartilhou um vídeo com o momento de resgate do animal. Anteriormente, a agnete política tentou invadir a sede do órgão ambiental, com o objetivo de soltar a capivara à força. Todavia, ela foi impedida por seguranças.
Confira:
+ Cesar Filho dá opinião sincera sobre caso de Agenor e sua capivara: “Injustiça”
Mais sobre a capivara Filó
Quando soube que precisaria deixar sua capivara, Agenor acessou as redes sociais para fazer uma declaração para o bicho. “Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela. Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando a minha própria vida ribeirinha”, iniciou.
“Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr. Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca”, concluiu ele.