Na última quinta-feira, 4 de maio, a influenciadora digital Bruna Tukamoto, que é conhecida por defender a pauta da representatividade de pessoas com descendência asiática, se revoltou com a TV Globo por um erro cometido em uma das chamadas de ‘Terra e Paixão‘, nova novela da faixa das nove horas.
Desse modo, através de seu perfil no Instagram, a criadora de conteúdo interpretou a situação como racismo. Isso, porque a atriz Suyane Moreira, a qual possui origem indígena, foi credita como Bruna Aiiso, outra profissional que faz parte do folhetim, e que é uma pessoa amarela.
+ Saiba mais sobre a nova novela das nove da Globo, ‘Terra e Paixão’
Assim, na gravação feita, Tukamoto expôs que o erro de edição, na verdade, pode indicar um problema estrutural. “Um erro de edição na Globo escancara mais uma vez o racismo”, apontou. Ela ainda detalhou que a exibição aconteceu durante o intervalo do matinal ‘Mais Você’, apresentado por Ana Maria Braga
“Sim, gente, colocaram uma imagem da atriz Suyane Moreira, que tem ascendência indígena, no lugar da Bruna Aiiso”, lamentou. Na sequência, a influencer enfatizou que, apesar de parecer inofensivo, isso é o reflexo do racismo que está presente na sociedade. Além disso, o fato contribui no apagamento de etnias e na história desses povos.
+ Tatá Werneck se despe de pudor e entra no universo de conteúdo adulto em Terra e Paixão
“Tanto que não erraram na edição dos atores brancos, por exemplo. Entendem que o racismo está por trás desses micro-comportamentos? Por mais que tenha sido sem querer, por mais que não tenha sido por mal”, concluiu.
Mais sobre a matéria da polêmica de Terra e Paixão
Nos comentários da postagem, a atriz Ana Hikari deu sua opinião sobre o episódio. A protagonista de ‘As Five’ afirmou que esse é o tipo de erro que não pode acontecer e prestou apoio à Bruna Aiiso.
Confira: