Os últimos dias têm sido de muita preocupação para os fiéis da Igreja Católica. O Papa Francisco está internado em hospital de Roma, na Itália, após ser diagnosticado com injúria renal aguda (IRA).
O problema acontece quando há uma redução na capacidade do funcionamento dos rins, atingindo pessoas que sofreram algum tipo de redução do fluxo sanguíneo renal, obstruções ou infecções graves.
O que é a injúria renal aguda?
Segundo informações compartilhadas pelo DaVita Tratamento Renal, Francisco pode estar enfrentando o problema devido a infecção respiratória e uso de medicamentos durante a sua internação.
Quando diagnosticada de maneira precoce, a condição pode ser irreversível. Entre os sintomas mais comuns estão: diminuição do débito urinário, inchaço devido à retenção de líquidos, náuseas, fadiga e falta de ar. Em alguns casos, eles podem ser mais sutis.
Também conhecida como Lesão Renal Aguda (LRA), a IRA é bastante incidente no dia a dia médico. Segundo informações do Sanar Med, ela varia de 5 a 7% em pacientes hospitalizados, podendo atingir cerca de 30% dentre os admitidos que estão na UTI. A condição tem uma mortalidade elevada em hipertensos, diabéticos e idosos.
Internação do Papa Francisco
Em comunicado divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco afirmou estar confiante em sua recuperação, realizando o tratamento necessário na Policlínica Gemelli, agradecendo ainda pelas mensagens de apoio recebidas dos fiéis.
+ Papa Francisco precisou receber oxigênio em altos fluxos, diz Vaticano
“Nestes dias, recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim”, pediu.