O cantor e produtor João Lee, filho da cantora falecida Rita Lee e do músico Roberto de Carvalho, anunciou nas redes sociais que conseguiu criar um modelo de voz para a mãe por meio da inteligência artificial (IA). Sendo assim, o jovem rapaz ainda afirmou que o resultado da criação teria ficado ‘impressionante’.
Dessa forma, por meio do Threads, João Lee explicou que pegou 50 músicas que Rita e Roberto gravaram da metade dos anos 1970, quando começaram a parceria, até as últimas criações e isolou a voz dela. “Cortei cada à capella em várias partes, carreguei e rodei todos os áudios em um modelo de inteligência artificial no meu computador. Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo de voz dela em IA”, escreveu ele.
+ Ritchie é pego de surpresa no ‘Encontro’ com homenagem do filho de Rita Lee
No entanto, ainda em sua postagem, ele garantiu: “Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para o áudio avança”, finalizou o cantor, que ainda não mostrou para os fãs o resultado da criação.
Confira abaixo:
Mais sobre Rita Lee
Recentemente, após a morte de Rita, Roberto de Carvalho revelou aonde ficou as cinzas da cantora após ela ser cremada. Pelas redes sociais, ele contou: “As cinzas da Rita estão aqui em casa, num altar. Vamos jogá-las no jardim, mas só quando eu subir e encontrar com ela. Quero ser cremado e que as minhas cinzas sejam misturadas com as dela. Mas aí nossos filhos decidem o que fazer. Nesse meio tempo, ela fica aqui pertinho de mim”, confessou.
+ Roberto de Carvalho ainda não superou o luto após a morte de Rita Lee: ‘vazio permanece’