No começo de setembro, João Guilherme Silva e Luciana Cardoso, esposa de Faustão, foram à Câmara dos Deputados com o objetivo de apoiar um projeto de lei sobre a doação de órgãos no país. Em coletiva de imprensa sobre a estreia de seu primeiro programa, que aconteceu nesta segunda-feira (16), em São Paulo, a nova estrela da TV brasileira, falou sobre o assunto com exclusividade ao Área VIP.
+ João Guilherme Silva apoia João Augusto na televisão e fala sobre relação com filho de Gugu
Depois da internação e cirurgia bem sucedida do apresentador, a família de Fausto Silva se empenha nesta causa e movimentou as redes sociais com o Instagram “Faustão do meu coração”, perfil que incentiva a doação de órgãos. O conteúdo, inclusive, é composto por vídeos de pessoas que já receberam esse tipo de doação e contam suas histórias.
Se tratando da cobrança por melhoria nas leis, João e a mãe foram convidados por Fernando Marangoni (União Brasil-SP) e Maurício Carvalho (União Brasil-RO), autores da proposta da doação presumida de órgãos para essa reunião.
Na ocasião, Luciana declarou: “Vai facilitar tirando a burocracia da família também, de ficar imaginando se o seu familiar, se o ente querido gostaria de ser doador ou não, de buscar um segundo familiar para fazer uma autorização, então assim, acho que é uma pauta que é para todo Brasil”.
+ João Guilherme Silva se emociona ao comentar sobre a força de Faustão: ‘Ele é um touro, muito forte’
Já João chegou a falar nos stories a respeito do assunto. “Viemos aqui tentar mudar a legislação, falar com os deputados, com os senadores também, pra ver se a gente consegue mudar a legislação para doação presumida. Ou seja, todo mundo é doador, [exceto] se não quiser ser doador, [que a pessoa] se pronuncie. Do contrário, todo mundo é doador”.
O que a família de Faustão apoia em relação a doação de órgãos?
Após João Silva e a família apoiarem a doação presumida de órgãos, ou seja, não obrigatória, o mais novo apresentador contou com exclusividade o que realmente aconteceu depois que o tema repercutiu na mídia.
“Na verdade, o nosso papel era de dar um apoio, mostrar que estava do lado e muita gente viu como doação obrigatória, acharam. É bom explicar que era uma lei sobre doação presumida, então todo mundo vai ter o direito. O direito [de doar órgãos] é seu e não da sua família mais com essa nova lei que se passar, se acontecer, seria”, explicou.
+ Web vai ao delírio com as apresentações dos filhos de Faustão e Gugu no Domingão com Huck
“Muita gente veio achando que seria uma doação obrigatória, mas não, pelo contrário, o direito seria seu. Acho que agora é ver o que vai acontecer em Brasília, o que os Deputados vão tomar de atitude nos votos, se o nosso presidente Arthur Lira [PP] vai botar pra votar. Então, estamos esperando por isso mesmo”, concluiu.
Veja o vídeo:
Relembre
No dia 5 de agosto, Faustão foi internado pela primeira vez no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a um episódio de insuficiência cardíaca. Após a avaliação médica, foi comunicado que o apresentador precisaria de um transplante de coração. Ele foi incluído na lista de espera do SUS imediatamente.
Em 27 de agosto, Faustão passou pelo procedimento de transplante com sucesso. Permaneceu hospitalizado em processo de recuperação até 10 de setembro. Poucos dias após receber o novo coração, Faustão gravou um vídeo agradecendo à generosidade das pessoas que o apoiaram e à família de Fábio Silva, que foi o doador.
Colaborou: Nayara Vieira