Nesta terça-feira (2) João Vicente de Castro emocionou seus seguidores das redes sociais ao compartilhar um texto autoral onde faz um pedido de desculpas ao falar sobre o racismo.
Nos últimos dias vários artistas estão se manifestando através da tag “Vidas Negras Importam”, com forma de protestos antirracistas que se espalhou nos Estados Unidos e também o Brasil.
+ Entenda o movimento “Blackout Tuesday” que tomou conta da internet
Todas essas manifestações são por causa das mortes de George Floyd, que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis, e também do adolescente João Pedro, que foi morto durante uma operação das polícias Federal e Civil na comunidade do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro.
No Instagram, João Vicente falou sobre saber que ele tem privilégios por ser homem branco, e ressalta que muitas vezes ele também falou e teve atitudes racistas, no entanto aproveitou para se desculpar por tudo que já possa ter feito e afirmou que ele está disposto a ouvir e também apoiar as lutas antirracistas.
+ Após cobranças, Neymar faz campanha: “Vidas negras importam”
“Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que oprime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro.
O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não quis, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social do meu protagonismo e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para combater o racismo.
Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais falar menos lutar sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me apresento para a lita comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo para combater o racismo estrutural”, escreveu o ator.
Veja o post:
+ Giovanna Ewbank sobre racismo: “Essa luta é de todos nós”