Após um hiato de três anos dedicados à carreira de atriz, a influenciadora digital Kéfera Buchmann decidiu voltar ao mundo do YouTube. Com mais de 10 milhões de inscritos em seu canal, a artista não perdeu tempo e já disponibilizou dois vídeos para o seu público. Em sua nova empreitada, a jovem reconheceu que pode, sim, conciliar suas atividades como atriz e influenciadora.
No entanto, o vídeo que tem chamado mais atenção é o que Kéfera Buchmann relembra uma polêmica envolvendo sua participação no programa Encontro, da Rede Globo, em 2018. Na ocasião, a atriz acusou Wallace, um homem da plateia, de “mansplaining” durante uma edição que abordava temas ligados ao feminismo. O rapaz compartilhava uma experiência na qual tocou o ombro de uma mulher feminista para perguntar sobre a localização do banheiro, o que causou grande desconforto para ela.
“Quando elas [feministas] falam em assédio, reivindicando direitos, tudo bem. Mas, por exemplo, eu estava fazendo uma peça em uma faculdade. Simplesmente toquei uma feminista e falei: ‘onde fica o banheiro?’. Ela me encarou, parecia uma cena da novela O Beijo do Vampiro, não podia fazer nada com ela”, narrou o rapaz.
A influenciadora digital, então, interrompeu o rapaz, alegando que ele estava tentando explicar às mulheres sobre feminismo. “Isso que você está tentando fazer é ‘mansplaining’, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista”, disparou naquele momento.
+ Humorista Léo Lins crítica Kéfera Buchmann após polêmica sobre feminismo
No entanto, cinco anos depois, e ao assistir ao vídeo pela primeira vez, a influenciadora admitiu que não houve “mansplaining” por parte de Wallace e que, embora o conceito seja real e problemático, não foi o que aconteceu naquela situação específica. “Aquilo não foi ‘mansplaining’. Foram apenas palavras confusas, e eu metendo um termo que existe, mas que não era para aquele momento”, admitiu.
+ Kéfera Buchmann tem sofrido ameaças após polêmica no encontro
Em tom descontraído, Kéfera Buchmann até brincou sobre Wallace, chamando-o de “grande ícone”, referindo-se ao alvoroço que o episódio gerou nas redes sociais. “Tudo foi confuso nesse episódio, aparentemente. […] Ele não estava errado. Wallace, você é um grande ícone, cara!”, exclamou.