Leandra Leal ganhou ontem, na Cidade do México, o troféu de melhor atriz na primeira edição do Prêmio Iberoamericano Fênix, por sua atuação no filme ‘O lobo atrás da porta’. Única brasileira indicada na categoria, ela concorreu com mais quatro atrizes estrangeiras. Este é o seu vigésimo sétimo prêmio em 18 anos de carreira e o quarto conquistado no exterior com a interpretação de uma amante perturbada no filme do diretor (estreante em longa-metragem) Fernando Coimbra.
A cerimônia de entrega foi transmitida ao vivo pelo canal a cabo E! Entertainment Television para mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo.
Criado para destacar e dar visibilidade aos maiores talentos da cinematografia produzida na América Latina, Espanha e Portugal, o Fênix reúne 12 categorias e quatro reconhecimentos especiais.
A seleção, indicação e votação foi realizada pelos membros da associação internacional que o criou, a Cinema23, que conta com nomes como Karim Aïnouz, Elena Anaya, Hector Babenco, Luiz Carlos Barreto, Demián Bichir, Javier Cámara, Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro, Gael García Bernal, Salma Hayek, Diego Luna, Fernando Meirelles, Wagner Moura, Marisa Paredes, Rodrigo Santoro, Maribel Verdú, entre outros.