No último sábado, dia 21, o ator Leonardo Miggiorin esteve no o Jardim Peri, zona norte da capital, para participar do ‘Verdejando’, projeto para incentivar a existência e conservação de áreas verdes em São Paulo. Além do plantio de árvores, o evento contou com oficinas educacionais, atividades sobre sustentabilidade e coleta seletiva.
O ator ficou impressionado com adesão da comunidade com o ‘Verdejando’. “Foi muito importante participar deste projeto e ver como a comunidade ficou integrada com ele. Estavam presentes escolas, mães, pais, crianças e adolescentes. Todo mundo preocupado em aprender na prática como cuidar do meio ambiente”. Leonardo ainda contou como é sua relação com o verde. “Como meu pai era militar, vivíamos em vilas militares, apesar de morar nas capitais. Sempre aprendemos a cuidar do nosso espaço em respeito à natureza. Apesar de morar em apartamento, faço questão de ter a minhas plantas na varanda e sempre que posso estou em contato com a natureza. Gosto de estar com pé na areia, em contato com o verde”. Ele também falou sobre a importância de ações como o ‘Verdejando’: “Acho fundamental a população tomar consciência de que precisamos cuidar do nosso futuro, olhando para o meio ambiente. A partir do momento em que o homem se afasta da natureza, ele se afasta da própria humanidade”.
O bairro, além de ser carente de áreas verdes, é um local que sofre com o problema do lixo espalhado por vários pontos de depósito viciados. Durante a ação, o Jardim Peri recebeu uma programação especial, onde os moradores se beneficiaram com atividades educacionais e ações práticas que tinham o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a situação das árvores na cidade de São Paulo.
Ao longo do dia, os moradores participaram de oficinas de plantio, de jardim, de horta vertical, de grafite verde e jogos sobre o meio ambiente. Para simbolizar o engajamento dos moradores com o verde, os participantes das oficinas educativas receberam uma muda de planta ornamental (gazânia, piléia, cebolinha laranja e amarela) para continuar o trabalho de verdejar o bairro em suas casas.
O Projeto
O projeto ‘Verdejando’ promove a discussão a respeito da presença de áreas verdes na capital paulista e, ainda, apresenta soluções possíveis para tornar a metrópole mais equilibrada. Durante dois meses, a emissora traz nos telejornais locais – ‘Bom Dia São Paulo’, ‘SPTV’ 1ª e 2ª edição – reportagens especiais de Alberto Gaspar e Daiana Garbin que traçam uma radiografia da região metropolitana e destacam os benefícios que as árvores proporcionam para os ambientes urbanos e, principalmente, para a população.
As matérias também mostram exemplos de iniciativas adotadas e contam histórias de árvores que são símbolos da cidade, como a do Largo da Memória, que ficou literalmente acorrentada por 20 anos, e a mais antiga da capital paulista, a ‘Figueira da Lágrima’, localizada na estrada das Lágrimas em Heliópolis. O projeto prevê o plantio mais de mil mudas em diversos bairros de São Paulo.