O jogador de futebol Daniel Alves pode ser colocado em liberdade nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro. Acusado de abusar de uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona, na Espanha, o brasileiro segue detido preventivamente no estabelecimento prisional Brians 2. Entretanto, o Tribunal de Barcelona iniciou uma sessão de julgamento para avaliar a possibilidade de colocar o atleta em liberdade provisória.
De acordo com informações inicialmente levantadas pelo portal ESPN, Daniel Alves e a suposta vítima não participarão presencialmente, sendo representados por seus respectivos advogados. Na oportunidade, a terceira secção do Tribunal de Barcelona reunirá os argumentos da defesa e da acusação, bem como os apontamentos do Ministério da Justiça, a fim de decidir sobre o relaxamento – ou não – da prisão preventiva.
A decisão não necessariamente pode ser tomada de imediato após o fim da sessão, razão pela qual não se sabe ao certo quando Daniel Alves pode ser liberado caso receba o relaxamento da prisão. Na hipótese de uma vitória, o jogador de futebol permaneceria em liberdade enquanto as investigações prosseguem à cargo das autoridades públicas da Espanha.
O advogado de Daniel Alves, Cristóbal Martell, teria apresentado uma série de argumentos em prol da concessão da liberdade ao jogador de modo a garantir que permanecerá na Espanha até a conclusão do processo. A hipótese de fuga do país é tratada com grande temor pelo Poder Judiciário, que precisou articular uma estratégia para recebê-lo no país e prosseguir com a prisão preventiva.
+ Esposa de Daniel Alves rompe o silêncio e fala pela primeira vez após rumores de divórcio
Dentre as medidas propostas pela defesa de Daniel Alves estariam a decretação de uma prisão domiciliar mediante a utilização de tornozeleira eletrônica a fim de que seja monitorado diuturnamente. Em uma hipótese ainda mais severa, o lateral-direito estaria disposto a comparecer diariamente aos tribunais locais para comprovar que está na Espanha aguardando o desenrolar da lide.