Uma das grandes damas da televisão brasileira, Glória Menezes chega aos 90 anos neste sábado (19). Ao longo de sua ampla e bem-sucedida carreira, a atriz estrelou algumas das mais importantes produções da telinha.
Em vários de seus trabalhos, inclusive, Glória Menezes fez par romântico com Tarcísio Meira (1962-2021), seu marido também na vida real. Eles eram considerados o “casal 20” da televisão brasileira.
Atualmente, Glória Menezes vive uma vida reclusa e faz poucas aparições públicas, normalmente prestigiando amigos em espetáculos artísticos. A estrela está afastada das novelas desde Totalmente Demais (2015), na qual interpretou a divertida Stelinha Carneiro de Alcântara.
+ Após dia de gravações, atores de ‘Mania de Você’ surgem aproveitando noitada; saiba como
Carreira de sucesso
Glória Menezes – cujo nome de batismo é Nilcedes Soares de Magalhães – nasceu em Pelotas (RS) em 1934, mas mudou-se para São Paulo com a família aos seis anos. Na capital paulista, ela estudou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e iniciou sua carreira no teatro.
Em 1959, ela estreou na TV na novela Um Lugar ao Sol (que nada tem a ver com a trama de Lícia Manzo exibida pela Globo em 2021) e não parou mais. Em 1962, ela começou a namorar Tarcísio Meira, com quem havia trabalhado um ano antes numa radionovela.
A partir daí, vieram sucessos históricos. Gloria estrelou a primeira novela diária da TV brasileira ao lado do marido, 2-5499 Ocupado (1963), e seguiu emendando folhetins, como A Deusa Vencida (1965), Rosa Rebelde (1969), Irmãos Coragem (1970), Pai Herói (1979) e Rainha da Sucata (1990), entre tantas outras. Ela também teve seu próprio seriado com o marido, Tarcísio & Glória (1988).
+ Alma Gêmea: Torturado por Cristina, Rafael é salvo por Serena e dá o troco
Por onde anda Glória Menezes?
Nas décadas de 1990 e 2000, Glória seguiu bastante ativa na TV e emplacou personagens marcantes em Deus nos Acuda (1992), Torre de Babel (1998), O Beijo do Vampiro (2002) e A Favorita (2008), na qual roubou a cena como a ingênua Irene.
Já na década de 2010, a presença de Glória na telinha diminuiu. Além da novela Totalmente Demais, ela atuou na série Louco por Elas (2012) e fez participações em Cama de Gato (2010) e Joia Rara (2014), além dos programas Tá no Ar (2018) e Os Casais que Amamos (2020).
Em 2020, a Globo não renovou os contratos de Tarcísio e Glória. No ano seguinte, o ator morreu por conta de complicações da Covid-19. Desde então, Glória tem feito poucas aparições públicas, normalmente ao lado do herdeiro, o ator Tarcísio Filho.
Em agosto deste ano, ela surgiu ao lado do filho no lançamento do livro O Lado B de Boni. Ela concedeu uma entrevista ao canal Dez Minutos de Arte, no YouTube. “Vocês estão me vendo em uma cadeira de rodas, mas eu não ando em cadeira de rodas. Só ando em cadeira de rodas quando é para o meu conforto. Aqui, eu ia ficar de pé, parada, andando de um lado para outro. Estou confortavelmente na minha cadeira”, explicou.
“Só para vocês ficarem sabendo, eu ando todo dia de manhã por uma hora. Todo santo dia”, finalizou a estrela.