POLÊMICA! O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou causando a revolta de alguns internautas ao mostrar ‘espanto’ com a descoberta da existência de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Segundo ele, durante um discurso que viralizou pelas redes sociais, ele não tinha noção dessa grande quantidade de gente negra no estado.
De acordo com o Presidente, ele somente teve noção da grande quantidade de pessoas negras no RS ao assistir reportagens sobre a catástrofe climática na região: “É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no ‘Fantástico’ apareceu muita gente. Eu falei: ‘não é possível’. Aí a Janja me falou: ‘é porque são os mais pobres, é porque moram nos lugares mais arriscados de ser vítima dessas coisas’”, afirmou.
Em suma, está surpresa do governante brasileiro está relacionada com o fato de a região Sul ser a que possui maior proporção de brancos no país, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Censo de 2022, o estado gaúcho é o que possui a maior proporção de pessoas que se declaram brancas (78,4%).
Pelas redes sociais, esse ‘espanto’ de Lula deu o que falar e gerou algumas críticas por parte de seus opositores: “Vergonha alheia“, comentou um. “Inacreditável o que temos que ouvir desse desgoverno imundo, ladrão, imoral, o RS tem mais negros porque são os mais pobres racista desgraçado se aproveitando da tragédia do RS fazendo teatro as pessoas perderam tudo, cadê a mídia militante o que tem a dizer sobre isso“, comentou outra.
Veja abaixo:
Inacreditável o que temos que ouvir desse desgoverno imundo, ladrão,
Imoral, o RS tem mais negros porque são os mais pobres racista desgraçado se aproveitando da tragédia do RS fazendo teatro as pessoas perderam tudo, cadê a mídia militante o que tem a dizer sobre isso.— Sueli Rizzi 🌻🇧🇷 (@SueliRizzi3) May 15, 2024
Mais sobre Lula e o Rio Grande do Sul
Vale lembrar que Lula visitou o estado na quarta (15) para anunciar medidas do governo federal para socorrer a população gaúcha após as fortes chuvas e enchentes que atingiram centenas de municípios. Até o momento, as autoridades confirmam a morte de 149 pessoas, além de 108 desaparecidos.
+ Presidente Lula envia mensagem de solidariedade às mães do RS: ‘Não estão sozinhas’