O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em 14 estados e no exterior nas eleições de domingo (2). Agora, o petista vai enfrentar um segundo turno contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Por meio do seu perfil oficial no Twitter, Lula comemorou o resultado da votação e, inclusive, chegou a citar o seu aniversário. “Eu faço aniversário dia 27, e as eleições são dia 30. Esse será o meu presente”, escreveu o político. O candidato disse ainda que passará os próximos dias se aprimorando e conversando com mais pessoas.
Eu faço aniversário no dia 27, e as eleições são dia 30. Esse será meu presente. Os próximos dias serão para aprimorarmos mais, conversarmos com mais pessoas.
— Lula 13 (@LulaOficial) October 3, 2022
+ Jornalista comete gafe e chama Bolsonaro de ex-presidente
O petista venceu em todos os estados do Nordeste. Bolsonaro, por sua vez, demonstrou um maior desempenhos nas regiões localizadas no Centro-Oeste e no Sul do país. Bolsonaro ficou a frente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santos, enquanto Lula levou a melhor em Minas Gerais.
Após a apuração das urnas eletrônica, por volta das 21h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Lula e Bolsonaro se enfrentaram em um segundo turno .
Bolsonaro alfineta Lula
Assim como Lula, Bolsonaro também foi até as redes sociais para repercutir o resultado do primeiro turno das eleições. “Nossos adversários só se prepararam para uma corrida de 100 metros. Nós estamos prontos para uma maratona”, alfinetou o atual mandatário.
Jair Bolsonaro disse ainda saber o tamanho de sua responsabilidade e, inclusive, dos desafios que terá que enfrentar. Mesmo assim, o presidente destaca saber aonde quer chegar e como alcançará tal propósito.
“Contra tudo e contra todos”, enfatizou Bolsonaro, que caracterizou as votações do primeiro turno como “mais expressiva do que aquela que tiveram em 2018″. Além disso, o presidente ainda aproveitou para comemorar, ressaltando que conseguiram eleger “as maiores bancadas da Câmara e do Senado”, o que ele afirma que era uma prioridade até então.
– Nossos adversários só se prepararam para uma corrida de 100 metros. Nós estamos prontos para uma maratona. Vamos lutar com confiança e com força cada vez maior, certos de que vamos prevalecer pela pátria, pela família, pela vida, pela liberdade e pela vontade de Deus! 🇧🇷
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) October 3, 2022
Colaborou: Beatriz Evaristo