
Aos 84 anos de idade, o maestro João Carlos Martins revelou que passou por uma grave doença. O artista revelou que, em março deste ano, foi diagnosticado com um câncer “agressivo”.
O maestro falou sobre o diagnóstico em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’ deste domingo (27). “Aos 84 anos, depois de ter realizado 30 cirurgias, principalmente nas mãos, a última coisa que eu esperava era ser diagnosticado com câncer na próstata. E isso aconteceu, em março passado”, iniciou ele.
“A decisão [depois do diagnóstico], minha e dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e Anuar Mitre, foi imediata: biópsia e cirurgia. Era um câncer agressivo. A operação [no fim de março] durou 4h20 e foi um sucesso de 100%. Mas o pós-operatório foi um grande problema. Eu nunca vivi algo tão dramático”, relatou.
+ Isadora Cruz se despede de Roxelle, de Volta por Cima: “Alegria enorme”
Momentos terríveis
Na entrevista, João Carlos Martins contou que, após a cirurgia, ele foi informado que corria o risco de ter seu intestino delgado perfurado, pois havia uma obstrução e as fezes já estavam perto do pulmão.
“Começou uma operação de guerra que durou 24 horas. Eu tenho até vergonha de contar. Injetaram um litro [de uma substância para desobstruir o intestino]. Era como se eu estivesse em uma galeria de esgoto”, explicou.
“Eu precisava ser trocado de meia em meia hora. Meu Deus do céu! Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado. Eu durmo e acordo com isso. Mas, graças a Deus, eles me salvaram”, ponderou o maestro.
+ Claudia Abreu fala sobre volta às novelas após quase 10 anos: “Oportunidade maravilhosa”
Curado
Apesar dos momentos terríveis, João Carlos Martins afirma estar curado da doença. “O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso”, acredita.
No final da entrevista, o maestro disse que é espírita e está preparado para novos “voos” depois da morte. “Não tenho medo da morte”, finalizou.