A atriz Maitê Proença usou a manhã desta sexta-feira (5) para falar sobre a onda de ataques racistas que vem encontrando na internet e também em razão dos crimes que pessoas pretas foram vítimas recentemente.
+Maitê Proença abre o jogo e esclarece grande polêmica com Regina Duarte
Maitê Proença lamenta comentários racistas
No Instagram, a atriz publicou uma foto de uma menina africana para falar sobre o assunto. “A menina é africana. (Se fosse um mendigo feio ninguém se interessaria pelo o post.) Somos todos africanos, apenas nos esquecemos disso. O momento é de tapa na cara da branquitude, com sua amnésia e cegueira tão convenientes”, iniciou a artista.
+Maitê Proença publica vídeo que irritou Regina Duarte: É o que tinha a dizer
Em outro trecho, Maitê falou sobre a necessidade da sociedade barrar pessoas que reproduzam crimes e discursos de ódio contra pessoas pretas, antes que seja tarde demais. “Ou a gente acorda agora e dá um basta aos crimes que a sociedade branca pratica diariamente em giro automático, ou ferrou de vez”.
+Maitê Proença emociona com desabafo após anúncio de que será avó pela primeira vez
“Como nação, ou fazemos jus a esse solo rico, diverso e plural, que nunca, desde a colonização, nós fizemos por merecer, ou seremos mesmo uma gente ingrata e ruim, que agraciada com a melhor das pátrias, se tornou a pior das gentes. Há dias João Pedro, agora Miguel. ‘Se ela tivesse paciência, meu filho estaria comigo’
Que dor! Quanta vergonha eu sinto”, finalizou ela ao citar a morte de Miguel, menino preto, de cinco anos, que caiu de um prédio onde a mãe era empregada doméstica. O garoto estava aos cuidados da patroa da mãe no momento em que a tragédia aconteceu.
+Maitê Proença e Malu Mader estão montando uma ONG no Vidigal