A atriz Marieta Severo, que está com 76 anos de idade, abriu o jogo ao falar pela primeira vez sobre um recente desafio que enfrentou com sua saúde. A artista recebeu um diagnóstico de câncer, razão pela qual teve que passar por cirurgias como parte do tratamento. Nas operações, os médicos precisaram retirar o útero e o ovário para o controle da enfermidade.
As revelações foram feitas por Marieta Severo em entrevista ao jornal O Globo, oportunidade em que confessou que falava sobre o seu diagnóstico de câncer no endométrio de forma pública pela primeira vez. Segundo ela, a descoberta aconteceu nos estágios iniciais da doença, permitindo a ela uma elevada chance de êxito nos tratamentos. Ainda assim, os médicos não encontraram outra saída que não fosse a operação para a retirada do útero e do ovário.
Também em decorrência do diagnóstico precoce, Marieta Severo explicou que sequer foi necessária a realização da quimioterapia, reforçando a importância dos acompanhamentos médicos regulares para que eventuais problemas de saúde sejam descobertos em seus estágios iniciais, aumentando, assim, as chances de cura.
“Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, relatou.
+ Morre Aderbal Freire Filho, marido de Marieta Severo, aos 82 anos
Por conta de seu tratamento contra o câncer, a atriz foi convidada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) para estrelar a campanha do Setembro em Flor na função de madrinha. Segundo ela, o intuito é dar voz para temas relacionados à saúde, lamentando o fato de, segundo ela, o Brasil viver tempos negacionistas, incluindo a redução dos índices de vacinação.
+ Marieta Severo deixa a Globo após quase 40 anos
“Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, lamentou a artista.