O ator Mateus Solano, de 39 anos, que fez sua última aparição na TV no ano passado, em ‘A Dona do Pedaço’, abriu o coração ao relembrar da infância. Durante o programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, o artista falou sobre um tema importante: o meio ambiente.
Na conversa, Solano explicou que a maioria dos ensinamentos que passa aos filhos atualmente vieram do que aprendeu com a mãe no passado.
+Mateus Solano relembra bastidores após primeiro beijo gay com Thiago Fragoso na Globo
“Sempre fui educado, graças a minha mãe, como filho da natureza e não como dono. Isso já me separa de uma grande parte da humanidade, que tem uma noção de posse da natureza, que chama de ‘recursos naturais’”, explicou ele, que ainda completou: “Desde sempre, eu tive uma relação diferente, mais de pertencimento do todo. De uns 3 anos para cá, virei ativista ambiental. Hoje sou conhecido como ator e ativista ambiental. Fico muito feliz, apesar de achar que o ativismo ambiental devia ser uma coisa intrínseca em todos os seres humanos”.
De geração em geração
Mateus é pai de Flora, de 9 anos, e de Benjamin, de 5 aninhos, do relacionamento com a esposa, Paula Braun. Ele busca ensinar tudo o que sabe para os herdeiros. Para o artista, nada melhor do que dar o exemplo para ter uma geração de pessoas mais conscientes.
+Mateus Solano comenta sucesso do personagem Félix de Amor à Vida
“Os meus filhos aprendem, principalmente, pelas minhas atitudes. Falo muito, mas a ajo muito também. A gente tem composteira em casa, separa o nosso lixo, economiza água e luz, reutiliza água da chuva, usa teto solar. Uma série de ações que vão se multiplicando na direção do mundo que queremos“, disse ele.
Nas redes sociais, inclusive, ele costuma postar conteúdos voltados ao cuidado com a natureza para influenciar também os mais de 2 milhões de seguidores.