Na noite desta quarta-feira, 22 de maio, Maya Massafera abriu o coração nas redes sociais pela primeira vez após transição de gênero. A influenciadora digital, que está no Festival Internacional de Cinema em Cannes, contou aos seguidores que nem tudo são flores e que os desafios são grandes após a operação.
“Tenho tanta coisa para conversar com vocês e quero contar tudo e todo meu processo de transição. Mas tudo no seu tempo. Para falar a verdade, eu gostaria de ter ficado mais tempo em off. Mas como começou a vazar muita notícia distorcida, eu achei melhor vim a público e enfrentar tudo. Aliás até que consegui segurar por muito tempo. Fiquei quase um ano me transicionando, sem ter vazado nada”, iniciou Maya Massafera através dos stories do Instagram.
Maya continuou: “Quero falar sobre minha disforia [que significa uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo] e como gostaria que vocês pegassem esse exemplo e levassem para vida de vocês. Todo mundo tem coisas boas e ruins, e eu, por exemplo, tenho um lado ruim de ter ‘perdido’ 40 anos em um corpo que não me pertencia. E tenho um lado bom de ter feito minha transição longe de tudo e todos. Pude me dar esse ‘luxo'”, compartilhou ela.
+ Em Cannes, Maya Massafera aparece durante ensaio e fãs questionam ‘silêncio’: ‘Não fala mais?’
A influenciadora relatou os dias difíceis que teve: “Fiquei meses na cama, sem força e não sei como faria se não pudesse dar esse tempo de tudo. Enfim, uma das coisa ruins, que me pega, é a disforia”, declarou ela, que fez uma alerta ao seguidores: “Lembrando que eu falo apenas pela Maya. Não falo por todas as trans, não generalizem”, pediu.
Desafios
A famosa declarou que, nos primeiros meses da transição, é normal estar feliz em um momento e triste no outro: “Para começar preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida. Eu acordo feliz, sou uma pessoa em estado feliz. Depois da transição eu me amo”, declarou ela, demonstrando que está enfrentando tudo com calma.
+ Maya Massafera confirma sua primeira aparição pública; descubra onde será
Massafera continuou: “Conversando com meus médicos e psicólogos, entendo que essa minha felicidade é o estado normal da maioria da população. Todo mundo que nasce e se identifica com o corpo que nasceu tem esse estado. Provavelmente vou me acostumar com o meu gênero e essa minha felicidade vai se tornar normal”, disse ela.
“Dito que sou e estou uma pessoa muito feliz, nessa minha felicidade, às vezes tenho momentos mais felizes e às vezes mais tristes. Como todo mundo. Às vezes do nada ou por algum motivo, tenho uma disforia muito grande. Isso começou quando comecei minha transição. Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos da transição. Às vezes a disforia é tanta, que eu realmente prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém”, finalizou Maya Massafera.
+ Maya Massafera exibe suas primeiras fotos após transição de gênero
Confira: