A equipe de Milton Nascimento emitiu um esclarecimento sobre a polêmica envolvendo o cantor no Grammy 2025, realizado no último domingo (2). Em um comunicado publicado no Instagram, foi negado que o artista de 82 anos tivesse sido barrado no evento, como alguns rumores indicaram, mas sim que ele não foi acomodado da maneira adequada, e por isso decidiu não participar da premiação.
A postagem explicou que Milton Nascimento foi colocado em um assento na arquibancada da cerimônia principal, enquanto Esperanza Spalding, sua parceira no álbum indicado Milton + Esperanza, foi alocada entre os artistas principais. Segundo a equipe de Milton, a decisão da Academia não levou em conta a longa trajetória do cantor e sua idade avançada, o que dificultaria sua mobilidade pelas escadas do local.
“Quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza […] nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, iniciou a nota.
+ Neymar pode ter gastos absurdos com ida aos treinos do Santos de helicóptero; saiba quanto
O comunicado ainda revelou que, ao questionarem a organização, foi alegado que apenas os artistas selecionados para aparições nos vídeos da premiação seriam acomodados nas mesas principais.
Revolta de Esperanza Spalding
Diante disso, a equipe decidiu que Milton não participaria da cerimônia. O esclarecimento terminou com um agradecimento aos fãs pelo apoio, ressaltando o grande legado do artista e a importância do Brasil na música mundial.
+ Remake de Vale Tudo repete estratégia de Renascer e muda gênero de personagem importante
A situação gerou um protesto de Esperanza Spalding, que levou um cartaz com a imagem de Milton durante a cerimônia, com a frase: “Esta lenda viva deveria estar sentada aqui”. Em um post que viralizou, a cantora expressou sua indignação pela falta de consideração com Milton, apesar de seu imenso legado. Ela destacou que não estava questionando a vitória de Samara Joy, mas sim a falta de reconhecimento físico de Milton no evento.
Colaborou: Renan Santos