O guitarrista Alexander Gordin, conhecido pelo nome artístico de Lanny Gordin, faleceu nesta terça-feira (28), aos 72 anos de idade. Ele estava internado há cerca de um mês devido a uma pneumonia. Cristina Zucchi, esposa do artista, confirmou a notícia.
Lanny fez história sendo conhecido como um dos maiores guitarristas do Brasil. Inspirado por Jimi Hendrix, ele teve uma participação imprescindível no tropicalismo, contribuindo em álbuns de artistas como Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil.
Lanny era filho de uma polonesa e de um russo. Nasceu em Xangai, na China, mudando-se com a família para o Brasil aos seis anos de idade. Em entrevista ao jornalista Claudio Leal em 2021, o guitarrista falou sobre sua convivência com Gil, revelando um lado espiritual bastante evidente do cantor. “Gil é muito inteligente. Ele dizia coisas sobre como viver bem, a concepção dele sobre Deus. Um lance espiritual. Nossa convivência foi perfeita”, afirmou o artista na época.
Participações especiais em álbuns famosos
Lanny Gordin teve a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes artistas como Caetano Veloso em 1969, recebendo “carta branca” do maestro Rogério Duprat para compor. Mesmo tendo apenas uma voz-guia, Lanny fez um ótimo trabalho.
+ Morre Rubens Minelli, um dos maiores treinadores do futebol nacional, aos 94 anos
Também participou de “Tropicália” de Gal Costa, impressionando a cantora com seu talento. “A presença da guitarra de Lanny era fundamental, importantíssima. Ele era um grande guitarrista, maravilhoso”, afirmou Gal, elogiando o guitarrista.
Em seus últimos anos, o guitarrista precisou fazer um tratamento contra a síndrome de Guillain-Barré e uma inflamação nas articulações da coluna chamada espondilite anquilosante. Isso fez com Lanny ficasse frágil precisando ficar de cama.
Colaborou: Cesar Nascimento