Morreu nesta segunda-feira (31), último dia de 2018, a atriz Etty Fraser, aos 87 anos. Ela é reconhecida por papeis no teatro, TV e cinema.
A informação foi confirmada por seu amigo Odilon Wagner, que dirigiu o último trabalho feito por ela, a peça “A última sessão”.
“A querida amiga e atriz maravilhosa Etty Fraser nos deixou hoje. Etty sempre foi uma fonte de alegria para todos os que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Que seja abençoada! Viva Etty!”, escreveu o ator.
A artista havia sido internada algumas vezes nos últimos meses por causa de problemas pulmonares e cardíacos, de acordo com Wagner. Ela estava internada desde sábado no Hospital São Luiz e sofreu uma insuficiência cardíaca.
A atriz será velada no cemitério do Araçá, em São Paulo, às 10h desta terça (1º). A cremação será na quarta (2), na Vila Alpina.
Veja:
+ Cantora Miucha, irmã de Chico Buarque, morre aos 81 anos
Trajetória
Etty Fraser nasceu em 8 de maio de 1931, no Rio de janeiro. Ela se formou em letras anglo-germânicas na Universidade de São Paulo (USP).
Iniciou a carreira no teatro escolar. Seu primeiro papel profissional foi na peça “A Incubadeira”, de 1959. Fraser se destacou no teatro.
Ela foi integrante da primeira fase do teatro Oficina, em São Paulo. Nos anos 1960, trabalhou com diretores como Adolfo Celi (1922-1986), Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa e Antônio Abujamra.
Entre as peças em que atuou, estão “As feiticeiras de Salém”, “A vida impressa em dólar”, “José, do parto à sepultura”, “Os inimigos” e “O rei da vela”.
Ela estreou na televisão em 1968, participando da novela “Beto Rockefeller” (Tupi), também atuou em “O machão” (Tupi, 1974), “Sassaricando” (Globo, 1987) e “Torre de Babel” (Globo, 1998). No cinema, participou dos filmes “São Paulo S.A.” (1965) e “Durval Discos” (2002).
O último trabalho de Etty Fraser na televisão foi na novela “Uma Rosa com Amor”, do SBT, em 2010. Na trama, ela viveu a personagem Dona Antonieta.
Etty foi casada com o ator Chico Martins, morto em 2003.
Veja:
Veja também: