MSN

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Morre Arthur Moreira Lima, um dos maiores nomes da música clássica do Brasil, aos 84 anos

O pianista estava internado em SC e segundo sua família o velório será realizado nesta quinta (31)

-

-

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Morre Arthur Moreira Lima - Foto: Globo
Morre Arthur Moreira Lima – Foto: Globo

Morreu nesta última quarta-feira, 30 de outubro, Arthur Moreira Lima, um dos maiores nomes do piano brasileiro, aos 84 anos. O músico estava internado no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC), onde morava desde 1993.

- Continua após o anúncio -

Segundo informações de familiares, Arthur Moreira Lima lutava contra um câncer de intestino há cerca de um ano. Ainda de acordo com as informações divulgadas, o velório do músico será na realizado nesta quinta-feira (31), entre 12h e 16h, no Jardim da Paz, em Florianópolis.

+ Morre aos 79 anos Teri Garr, atriz de ‘Friends’ e ‘Tootsie’

Carreira de Arthur Moreira Lima

Pianista mais laureado da história do país, Moreira Lima teve uma longa carreira internacional, tocando, nos anos 1970, com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França.

- Continua após o anúncio -

Arthur nasceu no Rio de Janeiro em 1940, iniciou seus estudos ainda criança, e teve o primeiro recital profissional em 1949, no Theatro da Paz, em Belém (PA). À época, venceu importantes concursos no Brasil, como o Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em 1949 e 1952.

Nas décadas de 1950 e 1960, ampliou sua formação na França e na Rússia, onde obteve vaga no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, sendo orientado por Rudolf Kehrer. Em 1965, ainda aluno do Conservatório, conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia.

- Continua após o anúncio -

Em 1975, gravou um álbum duplo com obras de Ernesto Nazareth, contribuindo para o resgate da obra do compositor. No período, morando novamente no Brasil, ampliou sua atuação para além da música de concerto. Tocou com o grupo Época de Ouro e gravou o clássico álbum “ConSertão” (1982), com Elomar, Paulo Moura e Heraldo Do Monte, pela gravadora Kuarup.

+ Morre Matilde Lorenzi, atleta italiana, após acidente em treino aos 19 anos

Despedida

Pelas redes sociais, o Instituto Piano Brasileiro, Centro de pesquisas dedicado ao instrumento, publicou uma homenagem ao artista: “A família acaba de nos comunicar. Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros.

Ainda na mesma publicação, o maestro Roberto Tibiriçá, que sábado vai reger a Orquestra Sinfônica Brasileira na edição 2024 do Projeto Aquarius, no Rio de Janeiro, deixou um comentário: “Oh meu querido amigo! Que pena“.

Veja mais: 

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.