Na noite da última quarta-feira (16), morreu no Recife o diretor de teatro Carlos Reis, aos 84 anos.
O artista com grave doença, seguia tratamento de leucemia havia oito anos, tinha cuidados médicos em sua residência, informação do G1.
Carlos Reis dirigiu o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano até 2019.
Veja foto abaixo:
Segundo a família, o enterro foi marcado para a tarde de quinta-feira (17), no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, com velório na parte da manhã.
carreira
O ator ficou famoso ao dar vida e interpretar Jesus nesse espetáculo que é conhecido do mundo a fora, o artista fez esse papel por 9 anos. Há dois anos que não teve o espetáculo devido a pandemia do novo coronavírus.
A relação de Reis com a Paixão de Cristo começou nos anos 60, quando a peça era encenada nas ruas do distrito. Durante vários anos, ele ficou sem participar do espetáculo.
Em 1997, após a reformulação da Paixão de Nova Jerusalém, ele voltou a Fazenda Nova para comandar a peça. Detalhista, escreveu um livro sobre a experiência de fazer o personagem principal.
Na jornada da Paixão, Carlos Reis chegou a acumular as funções e ator e diretor. Com texto decorado, substituiu faltosos e fez o papel de vários personagens. Carlos Reis também escreveu livros e atuou em pesquisas científicas. Foi professor universitário e pesquisador por mais de 30 anos.
A Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) fez questão de soltar uma nota de pesar, lamentando o ocorrido e afirmou que Reis, de forma brilhante, marcou a história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
“Todos os que fazem a STFN expressam a mais profunda gratidão por todo o legado deixado por Carlos Reis na dramaturgia pernambucana e pelo privilégio de ter convivido com um ser humano tão especial”, disse no texto.