Lamentavelmente, o mundo da televisão perdeu um dos seus maiores nomes em atividade. Morreu neste domingo (28), a atriz Ruth de Souza. Com 98 anos de vida, ela estava internada no Hospital Copa D’Or, zona sul do Rio de Janeiro. Vítima de pneumonia, até a conclusão desta matéria, a causa da sua morte ainda não foi divulgada.
Conhecida por ser a primeira atriz negra a se apresentar no conhecido Theatro Municipal, na cidade maravilhosa, ela iniciou sua trajetória ainda na década de 50, participando de radionovelas, e atuando na extinta TV Tupi. No final da década seguinte, em 1968, se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV: ‘A Cabana do Pai Tomás’.
Ainda na emissora carioca, emendou mais de 20 novelas, dentre elas, obras de sucesso de autoras como Janete Clair e Ivani Ribeiro. Nesta década, pôde ter sido vista em produções como o seriado ‘Na Forma da Lei’, além de uma participação especial no seriado ‘Mister Brau’, e neste ano, na minissérie ‘Se Eu Fechar Os Olhos Agora’, de Ricardo Linhares, onde viveu Madalena, personagem que foi assassinada de forma misteriosa, sendo este seu último trabalho da longeva carreira artística.
Ainda neste ano, Ruth foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz, durante o desfilo da série A do Carnaval. Premiada com homenagens e honrarias, ela foi a primeira atriz brasileira indicada ao prêmio internacional cinematográfico, o Festival de Cinema de Veneza, na categoria de melhor atriz. No Brasil, venceu premiações importantes como o Troféu APCA (1976), Festival de Gramado (2004) e no ano passado, no 5º Festival Brasil de Cinema Internacional.
Veja também:
- Ex-integrante do ‘Chiclete com Banana’ morre aos 54 anos
- Morre aos 47 anos o jornalista Paulo Carvalho
- Morre o jornalista Juarez Soares aos 78 anos
- “Vi meu pai morrer e minha mãe em uma clínica”, desabafa filha de cantora famosa