A dramaturgia perde mais um grande nome. Morreu na noite desta terça-feira (26), o grande autor de novelas Gilberto Braga. O escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. As primeiras informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
O autor, que sofria de Alzheimer, faria aniversário no dia 1º de novembro. Ele passou a enfrentar, nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir as complicações.
Morre Rodrigo Scarpa, fotógrafo das celebridades, aos 44 anos; famosas lamentam na web
Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Entre as novelas mais marcantes de Braga estão também ‘Dono do Mundo’, ‘Dancing Days’, ‘Corpo a Corpo’, ‘Anos Dourados’ e ‘Celebridade’, que foi reprisada recentemente na Globo. Ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008 por ‘Paraíso Tropical’, novela que está no ar no canal Viva.
Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa.
Autor Gilberto Braga está sofrendo problemas de saúde, diz jornalista
Ele trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.
O primeiro sucesso veio dois anos depois, com ‘Escrava Isaura’. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986. Gilberto Braga destacou-se por vilões inesquecíveis.