O jornalista Henrique Caban faleceu na madrugada desta quarta-feira (18), aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas a filha dele, Isabela Caban, afirma que ele morreu em casa no Rio de Janeiro. A cremação do corpo do jornalista está prevista para esta quinta-feira no Cemitério da Penitência, no Caju.
Ele trabalhou no Jornal O Globo por 27 anos e foi um dos responsáveis pela reformulação do diário, como a redação e também mudanças na diagramação. Além de atuar no grupo Globo, Caban ainda passou pelos jornais “Última Hora” e revista “Veja”. O jornalista fez parte de movimentos estudantis de esquerda na sua juventude. Caban deixa duas filhas e netos.
+ Pelé, Rei do futebol, morre aos 82 anos em São Paulo
Mais sobre Henrique Caban
Caban atuava no comando da redação de forma séria, deixando-o bastante temido pelas decisões firmes e postura inarredável. Entretanto, ele também era, ao mesmo tempo, um profissional afável e bem-humorado quando se tratava do lado pessoal, e era bastante conhecido por sua competência como jornalista e chefe de redação.
Henrique era um especialista em planejar e comandar grandes coberturas jornalísticas, podendo ser citadas as Copas do Mundo, Olimpíadas e também assuntos mais sérios como a cobertura das eleições.
+ Morre Cindy Mendes, protagonista do seriado “Antonia” da TV Globo
Além de jornalista, ele também atuava como escritor e produziu obras relacionadas à imprensa, contando episódios inusitados e também no cotidiano que ele vivenciou em sua longa trajetória na mídia como um todo.
De acordo com o site O Globo, Caban se afastou das atividades da Redação, em julho do ano passado, justamente por estar com problemas de saúde, embora não revelada qual seria a enfermidade do então chefe de redação.
+ Morre famoso compositor aos 78 anos no Rio de Janeiro