Morreu na última segunda-feira, 01, Hulda Bittencourt, bailarina, coreógrafa e fundadora da Companhia de Dança Cisne Negro, segundo informou o SP1 ( Rede Globo).
Morre Nelson Freire, um dos mais talentosos pianistas do mundo
A artista tinha 87 anos e estava internada desde o último sábado (30) no Hospital Albert Einstein, localizado no Morumbi, ela que sofreu um Acidente Vascular Cerebral.
Carreira
Ao longo da carreira, especializou-se em vários métodos de ensino, entre eles, o da Royal Academy of Dancing, dançou em vários grupos, incluindo o Ballet de Cultura Artística e participou de dezenas de óperas, operetas, musicais, tendo trabalhado por muitos anos na Organização Victor Costa (TV).
Em 1958 fundou o Estúdio de Ballet Cisne Negro, espaço pioneiro voltado à dança, que ministrava aulas a meninos em uma época de grande discriminação com homens que dançavam.
Comunicado da companhia Cisne Negro
“É com imenso pesar que a Cisne Negro Cia de Dança e o estúdio Cisne Negro comunicam o falecimento da fundadora e diretora artística, Hulda Bittencourt. Nossa querida fundadora nos deixou no início da tarde desta segunda-feira, 1 de novembro, após ser internada no sábado em decorrência de um AVC”,
“A cultura brasileira perde uma de suas grandes apoiadoras, artista que sempre levou o orgulho de nossas raízes a cada lugar por onde passou, sempre com muita alegria e personalidade. Dona Hulda, como carinhosamente os bailarinos do elenco da companhia a chamavam, estava internada no Hospital Albert Einstein, unidade Morumbi”, conclui a companhia.
Confira publicação abaixo: