Morreu nesta quinta-feira, 15 de agosto, o ídolo da Portuguesa e ex-jogador Ivair, o príncipe do futebol brasileiro, aos 79 anos. O ex-atleta recebeu o titulo do próprio Rei Pelé.
Na manhã de hoje, a Portuguesa usou as redes sociais para comunicar a triste notícia: “Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos na noite desta última quarta-feira (14) um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair“, inicia a nota oficial.
+ Morre Gena Rowlands, atriz de ‘Diário de Uma Paixão’, aos 94 anos
“Jogador de brilho inigualável, foi apelidado de Príncipe por ninguém menos que Pelé. Em sua carreira vencedora, além de vestir a camisa da Lusa por 12 anos, vestiu também com orgulho a camisa da seleção brasileira e de tantos outros times. Era de uma simpatia única, de um jeito irreverente e de um amor pela Lusa inigualável“, pontuam.
Adiante, o perfil da Portuguesa destacou: “Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações! Descansa em paz. À família e amigos o nosso abraço“, desejaram.
Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair.
Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações!
Descansa em paz.
À familia e amigos o nosso abraço. pic.twitter.com/MFxJRS2nLZ— Portuguesa ❤️💚 (@Lusa_Oficial) August 15, 2024
Ivair, o Príncipe do futebol
O atacante, que defendeu as cores rubro-verdes por praticamente uma década, nunca se afastou do clube, e era praticamente a encarnação da Lusa, e sinônimo dela. Aonde chegava ou passava, a Portuguesa era lembrada por todos.
+ Morre Octávio Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, aos 84 anos
Em 1963, após a partida do Santos contra o clube, onde marcou dois dos três gols de uma vitória da Lusa por 3 a 2, no Pacaembu, Pelé foi perguntado sobre a atuação de Ivair e respondeu: “Se eu sou o Rei, esse aqui é o Príncipe”, declarou ele, naquela época, eternizando o titulo ao jogador e amigo.
Por fim, a venda milionária de Ivair ao Corinthians, em 1969, permitiu à Portuguesa dar início às obras do atual estádio do Canindé, de concreto, segundo informações do portal ‘GE’.