Morreu nesta sexta-feira, 26 de julho, o xilogravurista pernambucano, J. Borges, aos 88 anos de idade, por volta das 6h, em sua residência, onde morava na cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo filho Pablo, ao Grupo Globo. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família.
J. Borges era reconhecido pelo cenário nordestino trazido em suas obras e sua contribuição para a literatura de cordel. O artista só frequentou a escola por um ano. Aprendeu a ler, escrever e fazer contas. Na juventude, foi carpinteiro e pedreiro, até descobrir a literatura de cordel. Há 60 anos, o leitor apaixonado virou escritor.
+ Morre Rosa Magalhães, grande carnavalesca, aos 77 anos no Rio
Além disso, J. Borges ficou conhecido mundialmente pelo seu trabalho, sendo o xilogravurista mais conhecido do Brasil ao redor do mundo. Pelas redes sociais, fãs do seu trabalho vem compartilhando lindas homenagens.
Notícia da morte de J. Borges:
Morre o xilogravurista pernambucano J. Borges, aos 88 anos. O artista morava na cidade de Bezerros, no agreste do estado.
➡ Assista ao #GloboNewsEmPonto: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/1D0fO4gfGd
— GloboNews (@GloboNews) July 26, 2024
Veja as homenagens:
“J.Borges, um dos maiores nomes da cultura popular, nos deixou nesta manhã. Esse grande xilogravurista, cordelista e poeta pernambucano inspirou gerações com sua arte e coloriu o país. Em junho deste ano, entreguei o título de Cidadão Honorário do Município do Rio ao J.Borges, no arraial do Museu do Pontal, sua imensa contribuição para a cultura sempre me inspirou! Seu legado é eterno! Desejo toda solidariedade à família e amigos“, escreveu Luciana Boiteux no X.
+ Morre aos 78 anos Iran Malfi, pai do ator Iran Malfitano
“Morre J.Borges, mestre da xilogravura nordestina, aos 88 anos. Xilogravurista pernambucano, ícone da cultura popular, J.Borges fez parte do legado da cultura de Pernambuco durante toda sua carreira“, comentou Noblat. “A cultura pernambucana e brasileira perde um ícone: J. Borges, xilogravurista, cordelista e poeta, morre aos 88 anos. Em atividade com sua arte até o fim de sua vida, o mestre tem seu trabalho espalhado pelo mundo. Eterno!“, escreveu mais um perfil.
Veja a repercussão:
J.Borges, um dos maiores nomes da cultura popular, nos deixou nesta manhã. Esse grande xilogravurista, cordelista e poeta pernambucano inspirou gerações com sua arte e coloriu o país.
Em junho deste ano, entreguei o título de Cidadão Honorário do Município do Rio ao J.Borges, no… pic.twitter.com/8dfEQ5EzvR— Luciana Boiteux (@luboiteux) July 26, 2024
Morre J.Borges, mestre da xilogravura nordestina, aos 88 anos. Xilogravurista pernambucano, ícone da cultura popular, J.Borges fez parte do legado da cultura de Pernambuco durante toda sua carreira. pic.twitter.com/SR2WgJv1Od
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) July 26, 2024
🖤 | A cultura pernambucana e brasileira perde um ícone: J. Borges, xilogravurista, cordelista e poeta, morre aos 88 anos.
Em atividade com sua arte até o fim de sua vida, o mestre tem seu trabalho espalhado pelo mundo. Eterno! pic.twitter.com/aKKWTPLvy0
— TAG revista (@tagrevista_) July 26, 2024