Na madrugada desta segunda-feira, 18 de março, morreu a nadadora paralímpica Joana Neves, aos 37 anos. A notícia foi divulgada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube em que a atleta atuava.
Segundo a própria organização, Joana Neves encontrava-se em São Paulo para a realização de exames na busca por um diagnóstico para os episódios de convulsão que vinha apresentando.
+ Morre Messias Soares, famoso sambista, aos 41 anos
A nadadora se sentiu mal na noite deste último domingo, 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, e foi levada a um hospital em São Paulo. Porém, Joana não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.As informações sobre o velório ainda não foram divulgadas pela família da nadadora até o momento.
Os admiradores de Joana prestaram solidariedade a família: “Meus sentimentos aos familiares e amigos que Deus possa confortar o coração de todos nesse momento tão delicado e que Deus possa confortar o coração de todos nesse momento tão delicado e que Deus possa acolher seu ente querido sob a luz da sua face”, disse o primeiro. “Meus sentimentos para todos os seus familiares”, escreveu o segundo. “Meus sentimentos a todos os familiares. Que Deus conforte a todos nesse momento difícil”, expressou o terceiro.
+ Morre aos 78 anos Paul Alexander, o ‘homem do pulmão de ferro’
Confira:
Carreira de Joana Neves
Joana Neves, que é Natural da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, nasceu com acondroplasia, doença que afeta o crescimento dos ossos. Ela começou a nadar aos 10 anos de idade, por recomendação médica, e acabou se apaixonando pelo esporte. Aos 13 anos começou a competir na modalidade, e, aos 14, participou de seu primeiro torneio internacional.
A nadadora, que também conhecida como “Joaninha”, faturou quatro medalhas paralímpicas ao longo da carreira. Foram duas de prata e duas de bronze em Londres 2012 e na Rio 2016. Vale lembrar também que Joana subiu 15 vezes em pódios de competições mundiais. Ela chegou a ser eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming, no ano de 2020, e somou vários outros recordes na modalidade.
+ Morre o cantor Eric Carmen, conhecido pelo sucesso ‘All by Myself’, aos 74 anos