Morreu Jon Landau, o produtor de cinema vencedor do Oscar que colaborou com James Cameron em vários projetos, incluindo ‘Titanic’ e a franquia ‘Avatar’, aos 63 anos de idade. De acordo com as informações divulgadas na imprensa, ele teria falecido em decorrência de um câncer.
A informação da morte de Jon Landau se deu por meio de uma fonte próxima à família, ao ‘The Wrap’. O renomado produtor nasceu em 30 de julho de 1960, em Nova York, nos Estados Unidos, filho de Ely e Edie Landau, que também eram produtores.
+ Morre Mike Heslin, ator de ‘Lioness’, aos 30 anos
Jon estudou na School of Cinematic Arts da USC e ainda que tenha sido vice-presidente executivo de produção de longas na Twentieth Century Fox durante os anos 1990, Landau era mais conhecido como o produtor do mega blockbuster de 1997 ‘Titanic’, pelo qual ganhou um Oscar, e o produtor da franquia ‘Avatar’ ao lado de Cameron.
Em resumo, ele também fez parte da história do cinema — ‘Titanic’ se tornou o primeiro filme a atingir US$ 1 bilhão nas bilheterias. Aliás, a gestão de Landau na Twentieth Century Fox também incluiu a supervisão de ‘Duro de Matar 2’, ‘True Lies’, ‘Power Rangers’ e ‘O Último dos Moicanos’.
Nos últimos anos, ele atuou como administrador para expandir a franquia ‘Avatar’, incluindo a colaboração com Cameron e a Walt Disney Company na terra e atração ‘Avatar’ no parque temático Animal Kingdom no Walt Disney World e pastoreando as sequências. Ele também foi o COO da produtora de Cameron, Lightstorm Entertainment, e produziu Alita: Battle Angel de 2019.
Última entrevista de Jon Landau
Em uma de suas últimas entrevistas, em 2022 para o The Talk, Jon explicou como media o sucesso em termos de como um filme o emocionava.
+ Morre Cirillo Marcos Alves, diretor da TV Serra Dourada, afiliada do SBT
“Para mim, pessoalmente, eu gosto de ir ao cinema, então o sucesso de um filme depende se ele me proporciona essa fuga — eu não quero pensar em ‘Avatar’, eu não quero pensar em contas que precisam ser pagas, todas essas coisas. Eu saio do cinema tendo sentido algo emocionalmente? É assim que eu vejo um filme que eu vou assistir como bem-sucedido“, disse.