Nesta quarta-feira, 25 de setembro, a jornalista brasileira Nathalia Urban faleceu aos 36 anos de idade. A informação foi divulgada pelo Brasil 247, veículo do qual a profissional era correspondente internacional.
“Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!”, informou o portal ‘Brasil 247’.
+ Morre Freddie Salem, guitarrista e ex-Outlaws, aos 70 anos
Confira:
Amigo de Urban lamenta morte da jornalista
Thiago Ávila, militante da causa palestina e ativista internacionalista, usou as redes sociais para lamentar a morte da amiga. Ele publicou um vídeo com ela no programa ‘Veias Abertas’ e descreveu: “Descanse em paz, querida Nathália Urban”.
Depois, na legenda, ele fez um grande e forte texto de despedida, afirmando que perdeu seu chão após a morte da amiga: “Primeiro a gente perde o chão. Não existe paz nem conforto imediato na ideia da partida. Só dor e tristeza. Tudo que não foi vivido, todas as conversas não feitas, todas as alegrias adiadas, todo carinho anestesiado pela correria e bagunça da vida”, iniciou Thiago.
+ Morre aos 85 anos o ator Roberto Frota, de ‘Vale Tudo’ e ‘Mulheres Apaixonadas’
“O mundo parece mais duro e triste quando perdemos alguém que a gente ama para partilhar dessa caminhada. A dor da perda também tem a ver com o quanto aquela pessoa era importante para as pessoas mais próximas, para a comunidade, para o mundo. É uma conta que não fecha: um desperdício doloroso de energia que semeava coisas boas por onde passava”, desabafou ele.
Confira o texto dele na íntegra:
Antes, o portal no qual a jornalista atuava já havia pedido orações por Nathália, que sofreu um acidente em Edimburgo, na Escócia: “Boa noite! Em nome de toda a comunidade da TV 247, pedimos uma corrente de orações por nossa colega Nathalia Urban. Ela está internada, em Edimburgo, na Escócia, após sofrer um acidente ainda não esclarecido pelas autoridades locais. O consulado brasileiro em Edimburgo está atuando no caso e em contato com seus familiares. Assim que possível, traremos mais informações. Agradecemos pelas orações”, escreveu o veículo.
+ Morre aos 99 anos, David Graham, de Peppa Pig e Doctor Who
Veja:
História Profissional de Natália Urban
O Brasil 247 relatou que a jornalista era ‘lutadora pela liberdade de todos os povos’ e que ‘deixou um exemplo de humanidade e compromisso com o jornalismo’. A comunicadora criou o programa ‘Veias Abertas’, na TV 247, onde apresentava temas sobre as lutas dos povos latino-americanos, trazendo uma visão crítica e solidária para as questões sociais e políticas da região.
+ Morre o cantor e compositor maranhense Carlos Berg, aos 47 anos
Natália também fazia participações no ‘Bom Dia 247’, ao lado do jornalista Brian Mier, com análises sobre os acontecimentos internacionais, e também ancorava o programa Globalistas. No ano de 2021, a jornalista participou da série ‘Grandes Jornalistas’, onde compartilhou sua trajetória e seu compromisso com o jornalismo como ferramenta de transformação social.