Morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila. O ex-boxeador foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, além de campeão das Américas e mundial na mesma categoria.
+ Morre aos 89 anos o cineasta Vladimir Carvalho
Ele sofria de uma doença chamada encefalopatia traumática crônica (ETC), semelhante ao Alzheimer, e seu falecimento foi confirmado por sua esposa, Irani Pinheiro, durante o programa “Balanço Geral”, da Record.
O apelido do lutador foi dado devido à sua semelhança com um personagem de desenho animado. Maguila iniciou sua carreira no esporte com a ajuda do empresário Luciano do Valle, tendo a oportunidade de treinar com Angelo Dundee, que foi treinador de nomes como George Foreman, Jimmy Ellis e Muhammad Ali.
O boxeador conseguiu se destacar logo no início, obtendo 14 vitórias consecutivas entre os anos de 1983 e 1985. Isso, porém, não o impediu de sofrer críticas, devido a seus adversários, considerados “frágeis”, e também à técnica usada durante as lutas.
Confronto com George Foreman
Em conversa com o Globo Esporte, Maguila relembrou do confronto com George Foreman. Ele afirmou que o adversário era “parada dura” aguentando todos os seus golpes no ringue.
Morre Marco Paulo, astro da música portuguesa, aos 79 anos
“Falar sobre o Foreman é pensar em cair de novo. Só em falar dele dá vontade de cair”, afirmou. “O que eu vou contar são as quedas que levei, batia no “veio” e ele nem se mexia. Ali foi problema, estou vivo e tranquilo. Se ficasse em pé ele me matava”, destacou o ex-boxeador em entrevista na clinica onde realizava tratamento contra a demência pugilística, relembrando de uma das lutas mais dramáticas de sua carreira devido a imponência e experiência do seu adversário. José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu em Aracaju, Sergipe, ganhando notoriedade no boxe mundial.