O jogador Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, faleceu na noite desta terça-feira, 27 de agosto. A informação foi confirmada pelo Nacional, clube de futebol em que ele jogava. O atleta estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, desde a última quinta-feira, 22, após ter passado mal durante uma partida da Copa Libertadores contra o time do São Paulo.
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco”, diz o comunicado divulgado pelo time no Instagram.
+ Morre Sid Eudy, lenda do WWE, aos 63 anos
Confira o comunicado do Nacional, clube de futebol em que Juan jogava:
Os seguidores do Nacional lamentaram a morte de Juan nos comentários: “Nós, torcedores do São Paulo, expressamos nossas mais sinceras condolências pela perda de Juan Izquierdo. Que sua família e amigos encontrem paz e conforto neste momento de dor. Que a memória de sua presença e legado permaneça viva em nossos corações”, declarou o primeiro. “Que Deus conforte a todos. Muito triste”, disse a segunda.
“Brasil está de luto com vocês. Descanse em paz”, expressou o terceiro. “Torci por ele… infelizmente não deu. Meus sentimentos”, lamentou o quarto. “Muita força aos nossos irmãos do Nacional e a família do Juan. Triste demais”, disse o quinto.
+ Filho de famoso cantor morre após sofrer acidente de carro
O pronunciamento do São Paulo Futebol Clube
O São Paulo Futebol Clube também se manifestou e lamentou a morte do Juan Izquierdo em um comunicado oficial: “Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional”, iniciou.
“Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol”, finalizou o São Paulo Futebol Clube na nota divulgada no Instagram.
+ Morre aos 76 anos a cantora Diana, voz referencial da canção sentimental brasileira dos anos 70
Veja:
Doença descoberta aos 17 anos
De acordo com o G1, o secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, afirmou na última segunda-feira, (22), em uma entrevista ao programa esportivo uruguaio “Minuto 1”, da rádio Carve Deportiva, que o Izquierdo havia detectado uma arritmia no coração em 2014, quando tinha 17 anos.
“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, contou Sebastián Bauzá.
+ Morre aos 60 anos a atriz e diretora Nádia Bambirra
Segundo o secretário nacional de Esporte do Uruguai, o exame com Izquierdo foi feito através do programa de governo “Gol para o Futuro”, que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país, desde 2009.
“Ter detectada uma arritmia não significa que a pessoa não possa jogar futebol”, explicou Bauza: “Há que se controlar, e estamos seguros que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso”, declarou ele.
+ Morre Alain Delon, astro do cinema francês, aos 88 anos
O portal da TV Globo informou também que, ainda segundo a autoridade uruguaia, foram feitos mais de 5.200 exames cardiológicos nesse programa, no qual 134 deram problemas que foram encaminhados para especialistas.