Morreu nesta última sexta-feira, 25 de outubro, o ex-baixista da banda de rock Grateful Dead, Philip Chapman Lesh, conhecido como ‘Phil Lesh‘, aos 84 anos de idade. O artista ficou conhecido por revolucionar o uso do baixo, sendo cofundador do grupo musical ao lado do guitarrista Jerry Garcia (1942-1995).
Phil Lesh teve a sua morte divulgada em sua página oficial do Instagram. A causa de sua morte, no entanto, não foi divulgada.
+ Morre Julieta Amaral, primeira jornalista negra a apresentar um telejornal no RS, aos 62 anos
“Phil Lesh, baixista e membro fundador da banda The Grateful Dead, faleceu pacificamente esta manhã. Ele estava cercado por sua família e cheio de amor. Phil trouxe imensa alegria a todos ao seu redor e deixa para trás um legado de música e amor“, diz a publicação.
Na publicação, os familiares de Phil ainda pediu que a privacidade neste momento de dor seja respeitado por todos.
Confira a publicação:
Phil Lesh
Phil Lesh nasceu em 1940, em Berkeley, nos Estados Unidos, e estudou instrumentos como violino e trompete desde muito jovem, quando também demonstrou seu interesse pelo jazz. Não demorou para apresentar o seu estilo único no baixo, com solos longos e cheios de improviso.
+ Morre aos 68 anos Christine Boisson, atriz de ‘Emmanuelle’
Fundado em 1965 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o Grateful Dead surgiu durante o movimento da contracultura, que se coloca contra uma série de códigos e padrões socioculturais estabelecidos à época. Inspirado em canções do jazz, blues e country, se consolidou como uma influente “jam band”, título atribuído a bandas com longas apresentações, sempre abertas a experimentos e improvisos.
Homenagens
Pelas redes sociais, fãs e amigos vem prestando suas homenagens: “Descanse em paz Phil“, escreveu uma. “Jamais será esquecido“, declarou outra. “Que você possa encontrar a paz, RIP Phil“, destacou outro internauta.