Morreu na tarde desta terça-feira (24), Richard Roundtree, conhecido pelo personagem John Shaft. Ele tinha 81 anos. A informação foi divulgada pelo site de notícias americano Deadline.
Segundo o portal, o ator lutava contra um câncer no pâncreas. A agência Artists & Representatives, que cuidava de sua carreira, lamentou a perda em um comunicado: “Sua carreira inovadora mudou a face do entretenimento ao redor do globo e seu legado duradouro será sentido por gerações vindouras. Nossos corações estão com sua família e entes queridos durante este momento difícil”, diz a nota.
Morre aos 67 anos Patrícia Lemos, a Patsy, que imitava Xuxa Meneghel na Argentina
Nascido em Nova York, em 1942, Roundtree fez fama ao estrelar em uma série de filmes do gênero blaxploitation no início dos anos 1970, incluindo o emblemático ‘Shaft’ (1971). Ele reprisou o personagem em outros filmes da franquia, como ‘O Grande Golpe de Shaft’ (1972) e ‘Shaft na Africa’ (1973) e na série de TV homônima, de 1973, que durou apenas por uma temporada.
Pela atuação no filme original, Roundtree ainda foi indicado para um Globo de Ouro de Melhor Astro Novo do Ano e aclamado como o primeiro herói negro do cinema de ação. Mas ele tinha dificuldades em aceitar o termo Blaxploitation.
Morre Juliana Rocha, influenciadora e maquiadora, aos 25 anos
Roundtree também coleciona aparições em filmes como ‘Ponto Fatal’ (1984), ‘Seven: Os Sete Crimes Capitais’ (1995), ‘George, o Rei da Floresta’ (1997), ‘A Ponta de um Crime’ (2005) e ‘Speed Racer’ (2008).
Na TV, o ator ficou famoso em várias produções como a aclamada minissérie ‘Raízes’ e séries como ‘Um Maluco no Pedaço’, ‘Barrados no Baile’, ‘Heroes’, ‘Desperate Housewives’ e ‘Grey’s Anatomy’.