Católicos do mundo todo foram pegos de surpresa com a notícia sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida durante a madrugada desta segunda-feira (21). Diante disso, muitos se questionam quais serão os próximos passos a serem tomados pela igreja Católica.
+ Globo muda programação e traz César Tralli de volta após morte do Papa Francisco
Nos últimos meses o pontífice já vinha apresentando uma saúde debilitada, chegando a ficar internado por 38 dias para tratar uma pneumonia. Com a confirmação de sua morte, a igreja agora deve tomar uma série de ritos e procedimentos estabelecidos pela Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”, estipulada pelo papa João Paulo 2º em 1996. Eles se iniciam desde o falecimento do papa até a escolha de um novo representante.
Próximos passos tomados pela igreja após a morte do Papa Francisco
Entre os próximos passos a serem seguidos pela Igreja estão: constatação oficial da morte do Papa; lacração dos aposentos papais; notificação do falecimento; tomada de posse dos Palácios Apostólicos; administração dos bens da Santa Sé; organização do funeral e sepultamento; celebração do funeral; destruição dos símbolos do pontificado; preparação para o conclave; e reflexão sobre os desafios da Igreja.
Todas elas visão seguir ritos protocolados pela igreja para se despedir do papa e dar início a escolha de um novo representante. Tudo é seguido à risca para não somente guardar a imagem do atual representante, como também colocar em prática os ritos de despedida. Francisco ocupou o cargo por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia. Entre as cerimônias fúnebres está a missa de sufrágio, ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão, entre outras a serem realizadas nos próximos dias.