O ex-presidente Jair Bolsonaro acabou sendo intimado nesta última quarta-feira, 23 de abril, sobre a ação em que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O político do PL recebeu e assinou o documento no leito de UTI no hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde o último dia 12.
De acordo com informações divulgadas pelo portal ‘G1’, a intimação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após Bolsonaro participar de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, direto do quarto. Para o Supremo, a divulgação dessa live “demonstrou a possibilidade de [o ex-presidente] ser citado e intimado hoje [quarta]“.
Em nota oficia, após receber a intimação, a defesa de Jair afirmou que “é de se indagar a real necessidade e urgência concreta de se tomar tal providência invasiva“, já que o ex-presidente “jamais se esquivou de qualquer chamado ao longo da investigação“.
Os demais réus do ‘núcleo 1’ já foram intimados, mas o Supremo aguardava para notificar Bolsonaro em razão da cirurgia recente. O procedimento para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal aconteceu no último dia 13 e durou 12 horas. Desde então, Bolsonaro não pode receber visitas e não tem previsão de alta.
Jair Bolsonaro assina intimação no hospital
Ainda segundo as informações apuradas pelo portal da TV Globo, uma oficial de Justiça foi a responsável por levar o documento ao DF Star. A assinatura indica que o ex-presidente recebeu e deu ciência do documento às 12h47. Ainda no local, o ex-presidente teria sido informado oficialmente sobre a abertura da ação penal no STF que vai julgar Bolsonaro e outros réus pela tentativa de golpe de Estado em 2022.
+ Bolsonaro, na UTI, divulga imagem de cicatriz após cirurgia de 12h
Confira:
– A mando de Alexandre de Moraes (vídeo – 11 min), oficial de justiça adentra UTI para notificar Jair Bolsonaro.
– Peço divulgação / obrigado. pic.twitter.com/VtY0jptfKP
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 23, 2025