O ator, comediante e dublador Nizo Neto, 58 anos, filho do saudoso humorista Chico Anysio, esteve presente no podcast ‘Baca Cast’, e por lá o artista deu mais detalhes sobre a morte de seu filho Rian. O descendente de Nizo morreu com apenas 26 anos após ingerir altas doses, de forma frequente, de uma bebida endógena chamada Ayahuasca. No ano de 2016 o jovem foi encontrado morto em uma praia de Quissamã, no Estado do Rio de Janeiro.
+ Morre Ernani Diniz, que foi roteirista do programa humorístico Chico Anysio
No bate papo, Nizo dá detalhes sobre a bebida e conta que o filho teve um surto após tomá-la: ”O Ayahuasca é uma planta da Amazônia, que é usada como uma ‘medicina indígena milenar’. Eu sofro muitas críticas e sou muito atacado. Meu filho tomou Ayahuasca, algumas doses, e teve um surto psicótico”, comunica o ator.
O pai de Rian também revela que o filho estava tentando se desviar de uma decepção e acabou lidando com o problema de uma forma negativa: ”Ele tava procurando uma forma espiritual de lidar com uma perda amorosa que ele teve e começou a tomar. Lá pela terceira ou quarta dose, ele pirou. Não queria mais comer. Dizia que se fosse comer estaria traindo a Deus”, disse.
Nizo relata que o filho estava muito debilitado e falava coisas sem sentido: ”Eu dizia ‘mas, vem cá, que traição é essa?’. Ele vinha com uma conversa sem pé nem cabeça, com uma conversa que ninguém entendia, e vimos realmente que tinha uma coisa muito estranha acontecendo. Ele começou a emagrecer demais, um cara de 1,80m, pesando 50 quilos. Totalmente anoréxico e com a pele já acinzentada”, comenta.
+ Nizo Neto lamenta morte de irmão: “Ida repentina”
O ator destaca que chegou a internar o herdeiro em uma clínica para tratamento adequado: ”Eles são muito sérios nessa clínica e estudam substâncias. Falaram ‘se ele tomou Ayahuasca, essa crise que ele tá tendo isso é clássico, é uma coisa muito séria, meio que um caminho sem volta”’, reiterou.
Veja o depoimento de Nizo sobre a morte do seu filho, à época da fatalidade: