Thiago Nigro, conhecido nas redes sociais como Primo Rico, causou controvérsia após postar uma mensagem reflexiva em seu perfil do Instagram. O youtuber, que está noivo da coach fitness Maíra Cardi e é famoso por suas dicas de finanças e motivação, defendeu uma jornada diária de trabalho de 14 horas como meio para sair da miséria.
Thiago Nigro citou uma frase originalmente dita pelo empresário Geraldo Rufino, sugerindo que um esforço intenso e contínuo no trabalho seria a chave para ascender social e economicamente. No entanto, essa posição atraiu uma enxurrada de críticas de seus seguidores. “Não há pobreza que resista a 14 horas de trabalho”, diz a reflexão.
Thiago Nigro é detonado por defender jornada de trabalho extenuante
Nos comentários, muitos internautas condenaram a sugestão do influenciador digital. Alguns lembraram que uma jornada de trabalho tão extensa poderia ser comparada a condições análogas à escravidão. Outros insinuaram que Thiago Nigro pode estar desligado da realidade, uma vez que muitas pessoas trabalham mais de 14 horas por dia e ainda assim continuam em situação de pobreza. “Completamente deslocado da realidade. Todo mundo que já passou por uma comunidade conhece alguém que trabalha pesado mais de 14 horas por dia e continua na miséria”, disparou uma pessoa.
+ Maira Cardi ‘some’ e Thiago Nigro é questionado sobre a influencer: “não volta”
Outra crítica apontou que influenciadores digitais, como Thiago Nigro, tendem a romantizar rotinas de trabalho exaustivas, apesar de, na prática, levarem uma vida mais tranquila e raramente alcançarem essa carga horária em seus próprios trabalhos. “A romantização do trabalho escravo dos ‘influencers’ que não trabalham 14 horas por dia”, alfinetou um internauta.
+ Thiago Nigro confessa que perdeu 10 kg após namoro com Maíra Cardi
Além disso, alguns usuários lembraram que a jornada de trabalho no Brasil é de oito horas por dia, e que trabalhar muito além disso pode resultar em uma série de problemas de saúde mental. Eles citaram a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional causado por condições de trabalho extenuantes, como exemplo dos possíveis efeitos negativos de jornadas de trabalho tão longas.