Lexa foi internada em São Paulo na última segunda-feira (20). A cantora está grávida do seu primeiro bebê, dando entrada na unidade de saúde com quadro de pré-eclâmpsia. Com isso, muitos passaram a pesquisar sobre o assunto na web, para entender melhor a condição enfrentada pela artista.
O que é pré-eclâmpsia?
A condição está relacionada ao aumento da pressão arterial em grávidas, podendo ocorrer durante a segunda metade da gravidez ou após o parto, cerca de seis meses após o nascimento da criança.
+ Grávida, Lexa é internada em estado grave em hospital e abandona o Carnaval 2025
Caso não tratada, ela pode evoluir, colocando a vida da mãe e do bebê em risco. A eclâmpsia é a evolução do quadro de pré- eclâmpsia sendo caracterizada por convulsões. De acordo com o Ministério da Saúde, fatores como pressão alta crônica, diabetes, lúpus e histórico familiar podem levar aumentar os riscos.
Sintomas da pré-eclâmpsia
Entre os sintomas mais comuns estão: o inchaço das mãos e rosto; dificuldade para respirar, náusea ou vômito após os três meses de gestação; dor de cabeça forte, que persiste, mesmo com o uso de medição; dores do lado direito do abdômen; entre outras.
Tratamento para pré-eclâmpsia
+ No ‘Encontro’, Lexa recebe recado especial e se emociona: ‘Te amo!’
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da pré-eclâmpsia é realizado com medições frequentes de pressão., exames de laboratório, repouso e medição recomendada pelos médicos para tratar a hipertensão e ajudar no controle da alimentação.
Dias antes de ser internada, Lexa havia apresentado um inchaço no olho, falando sobre o problema nas redes sociais. “Vim na oftalmologista! Meu olho está bem inchado! E os medicamentos, grávida, estão bem diferentes… Já, já estarei 100%”, disse a cantora na ocasião, dizendo que havia cancelado vários compromissos devido o problema. “Ele está mais inchado do que nessa foto. Cancelei vários compromissos”, completou.