A Igreja Católica movimenta bilhões de reais anualmente e, depois que a morte do Papa Francisco veio à tona, muitos brasileiros passaram a pesquisar sobre quanto o pontífice recebia mensalmente do Vaticano e qual foi o montante em fortuna deixado por ele.
Nos últimos dias, milhares de publicações viralizaram nas redes sociais, onde afirmam que o Papa Francisco, que liderou a Igreja Católica por 12 anos, deixou apenas US$ 100 (cerca de R$ 570) de patrimônio. Oficialmente, o Vaticano não confirma a informação. Porém, ao ser questionado sobre o assunto, o porta-voz da Santa Sé disse apenas ‘não saber da veracidade’ do tema.
+ Globo altera programação para transmissão do funeral do Papa Francisco
No entanto, o que de fato é verídico, é que papas, em geral, não recebem uma remuneração regular. Segundo o Vaticano, o Papa eleito segue, de simplicidade e humildade, associada aos votos de pobreza feitos quando entrou para a Companhia de Jesus.
Riqueza do Papa Francisco
Ainda segundo Francisco, durante o documentário ‘Amém: Perguntando ao Papa’, de 2023, ele nunca precisou de dinheiro para sobreviver, pois sempre recebeu alimentação e ajuda quando necessitou. “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça”, brincou o pontífice à época.
Como o próprio pontífice havia comentado no documentário, todas as suas necessidades pessoais, como moradia e alimentação, eram totalmente custeadas pelo Vaticano.
Maior fortuna do Papa
Além disso, a maior fortuna deixada pelo Papa foi sua simplicidade e humildade, tendo em vista também que um dos focos do líder da Igreja era o auxílio aos pobres e necessitados. A simplicidade também foi marcante no próprio funeral de Francisco, no qual ele pediu para ser enterrado em um simples caixão de madeira – quebrando uma prática de séculos em que o líder da Igreja era enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho.