Na manhã desta segunda-feira (22), durante um voo do Globocop, uma equipe de reportagem da Globo levou um grande susto. O helicóptero que estava a repórter Veruska Donato e o cinegrafista José Afonso, teve um problema mecânico: a porta do lado esquerdo se abriu em pleno voo, desestabilizando a aeronave, que passou a chacoalhar.
Após a primeira entrada ao vivo da repórter Veruska durante o jornal “Bom Dia São Paulo”, comandado por Rodrigo Bocardi, a porta do helicóptero do lado do piloto se abriu, enquanto sobrevoava a zona sul. A repórter entrou em pânico quando percebeu que a aeronave balançava.
Todos entraram em desespero, e como tinha de usar uma das mãos para controlar o helicóptero, o piloto não conseguiu fechar a porta sozinho. Preso ao banco pelo cinto de segurança, o piloto tentou manter a porta fechada com uma das mãos durante alguns minutos. Até que o cinegrafista e fotógrafo aéreo José Afonso deixou seu assento, na dianteira, ao lado do piloto, e pulou para o banco de trás. Lá, ele conseguiu travar a porta.
Apesar do susto, o Globocop seguiu no ar normalmente, e os repórteres continuaram mostrando os problemas no trânsito de São Paulo. Veruska só demonstrou algum nervosismo em sua penúltima entrada ao vivo.
Segundo profissionais da Globo, foi a primeira vez que isso aconteceu com jornalistas a bordo, mas não a primeira vez que as portas se abrem em pleno voo.
Nota oficial
A emissora Globo confirmou o ocorrido através de uma nota: “Foi constatada uma falha operacional no fechamento de uma das três travas da porta. A questão foi imediatamente resolvida pela tripulação, e o voo prosseguiu normalmente até a base, para onde a equipe já estava se deslocando. Todos os passageiros estão bem”.
Acidentes
Muitos acidentes envolvendo helicópteros de emissoras já ocorreram. Em janeiro, deste ano, o Globocop da Globo de Recife caiu e matou três pessoas. No dia seguinte, o helicóptero que prestava serviços à RedeTV!, despencou do heliponto até o estacionamento, batendo nos carros de funcionários.
Em março de 2012, quem levou um enorme susto foi Monalisa Perrone, hoje apresentadora do Hora 1. O piloto do helicóptero em que ela trabalhava teve um mal súbito enquanto sobrevoava a represa Billings. Desde então, Monalisa nunca mais voou a trabalho.
Confira também:
- Maiara e Maraisa passam por susto após jatinho sair da pista
- Após susto no avião, Xuxa Meneghel embarca para Teresina