A cantora, compositora e apresentadora Preta Gil, 49 anos, deu o que falar na noite desta segunda-feira, 16 de outubro. A artista aproveitou o momento para falar um pouco sobre sua bissexualidade e de como a representatividade ajudou outras pessoas a se redescobrirem.
+ Preta Gil desabafa sobre nova conquista após meses de afastamento
A filha de Gilberto Gil esteve presente no programa ‘De Frente com Blogueirinha’ e por lá falou sobre diversos assuntos. Dentre um dos temas tratados pela famosa, ela decidiu comentar a respeito de sua orientação sexual e de como isso também impactou na vida de pessoas que estavam ao seu redor. A mulher inicia apontando que começou sua carreira levantando pautas que ela considerava importantes há vinte anos.
Preta enfatiza: ’’Quando eu comecei minha carreira, fui levantando várias pautas e bandeiras que eu nem sabia que existiam, mas pela minha existência propriamente eu fui levantando, como: gordofobia, racismo, LGBTQIfobia, homofobia, transfobia, enfim. Tudo isso eu falava naturalmente, sem saber’’, revela.
Ela também discorre um pouco sobre a questão da representatividade: ”Depois eu fui entendendo a tal da representatividade, conforme eu fui encontrando com pessoas que me diziam: ‘você me falou uma coisa que me inspirou, você já falou uma coisa que eu já passei, mas ainda não tinha ouvido’’’.
Logo em seguida, a cantora ainda afirma que se assumiu como uma mulher negra, não-padrão e bissexual, o que era um fato atípico há vinte anos atrás, onde o artista não falava muito da vida pessoal, ou especificamente da orientação sexual. Preta expõe que teve que lidar com a opinião pública durante este meio tempo.
+ Preta Gil volta a falar sobre traição do marido: ”não sabia”
A irmã de Bela Gil relata: ”Quando eu comecei minha carreira e me assumo como uma mulher negra, gorda, não-padrão e bissexual, isso na época, vinte anos atrás, era muito louco, né?! Porque é normal você falar sobre quem você é. Não era normal [na época]. Mas, eu fui batendo no peito e tô aí há vinte anos’’, pontua. Confira a entrevista completa abaixo!