O STU Pro Tour do Rio de Janeiro 2024 estava previsto para a manhã de domingo, 20 de outubro, porém a chuva acabou levando a competição para a noite carioca, fazendo com que Rayssa Leal tivesse mais tempo para descansar o psicológico e conquistar o tetracampeonato de street.
Com mais de 10 horas de atraso – à espera da melhora do clima e da secagem da pista –, aconteceram as finais da competição, e o Brasil ficou com três títulos, levantando a torcida na Praça Duó. Rayssa Leal, medalhista de bronze em Paris 2024, se sagrou campeã do street feminino pelo quarto ano consecutivo, Luigi Cini venceu a disputa do park masculino, e Kaue Augusto levou a melhor no paraskate street.
+ Rayssa Leal desbanca japonesas e se torna campeã mundial de Skate em Roma
A primeira final foi justamente do street feminino. Rayssa completou as manobras da volta inicial e já garantiu nota 82,80. Apesar de quedas na segunda tentativa e de não melhorar a marca na terceira passagem pela pista, a brasileira ganhou com sobras, porque nenhuma das seis finalistas atingiu a casa dos 80 pontos.
O vice-campeonato ficou com a australiana Chloe Covell (79,13), e a espanhola Daniela Terol (75,39) terminou na terceira posição.
Celebração de Rayssa Leal
Depois de sua vitória, Rayssa deixou claro: “A cada ano é uma experiência diferente, um aprendizado diferente. Viemos com a mentalidade de fazer algo que eu nunca tinha feito antes. Acho que nunca dei uma linha pesada como a que dei aqui. Em todas as fases, tentei o melhor, fazer algo para o público e para o meu skate“, disse a tetracampeã da competição em conversa com a Globo.
+ Rayssa Leal celebra ao ganhar medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris: “Obrigada Brasil”
Outras brasileiras na final do street feminino, Pâmela Rosa e Isabelly Ávila foram a quarta e a sexta colocadas, respectivamente, com notas 60,60 e 50,40. A japonesa Miyu Ito, bronze no Mundial de Roma (vencido por Rayssa), recebeu 60,00 no Rio de Janeiro e levou a quinta posição.