O jornalista Marcos Losekann virou assunto nas redes sociais por protagonizar um momento inusitado durante o Jornal Nacional transmitido pela Rede Globo na última segunda-feira, dia 30 de janeiro. O veterano da telecomunicação brasileira fazia um link ao vivo diretamente de Brasília para noticiar uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para que as autoridades vinculadas ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro fossem investigadas em meio à crise humanitária vivida pelos indígenas yanomamis.
A âncora Renata Vasconcellos fez a convocação de Marcos Losekann para a sua participação ao vivo, instante em que o jornalista aparece em Brasília com os olhos visivelmente marejados. Quando começa a falar, os internautas notam outro aspecto de tristeza, tendo em vista a voz trêmula, como se estivesse prestes a desabar em lágrimas.
+ ‘Jornal Nacional’ estreia previsão do tempo mais tecnológica
Agora no Jornal Nacional repórter Marcos Losekann se emociona ao falar da política de extermínio dos Yanomamis, praticada pelo ex-governo. Bolsonaro e sua corja vão responder por genocídio! pic.twitter.com/gIWzMPAidX
— Bruno Guzzo® (@brunoGUZZO) January 30, 2023
Pelas redes sociais, o público criou algumas teorias na tentativa de justificar o porquê das lágrimas de Marcos Losekann. Alguns insinuaram que o veterano pudesse viver algum problema de ordem pessoal no instante de sua aparição ao vivo. Outros destacaram que o jornalista estivesse entristecido com o drama vivido pelos indígenas em meio ao genocídio da tribo.
“Marcos Losekann com a voz trêmula agora no Jornal Nacional. Estranho. Tomara que não haja nada de mal”, torceu um internauta que acompanhava o telejornal ao vivo. “O Marcos Losekann chorando enquanto entrava e lia a decisão do Barroso [ministro Luís Roberto Barroso, do STF] ou foi impressão minha?”, questionou um segundo internauta. “Marcos Losekann, acostumado a cobrir guerras, está visivelmente devastado diante da situação dos Yanomami, muito emocionado, lágrimas nos olhos, voz embargada. Quem não sofre com essa situação, ‘tá’ morto”, disparou um terceiro, dentre vários outros comentários neste mesmo sentido.
+ William Bonner se despede de Galvão no Jornal Nacional: “Tem que reverenciar sempre”
De acordo com a notícia entregue pelo jornalista, há suspeitas de que o governo de Jair Bolsonaro tenha sido negligente quanto aos indígenas da tribo Yanomami. Nos últimos dias, a situação de vulnerabilidade veio à tona, incluindo diversas pessoas falecendo em meio à desnutrição severa.
Marcos Losekann com a voz trêmula agora no JN. Estranho. Tomara que não haja nada de mal.
— Felipe dos Santos (@FelipeGolSantos) January 30, 2023
Impressão minha ou o Marcos Losekann tava chorando ao vivo no Jornal Nacional 🤔🤔
— Sr. Palestrinha (@ge_junin) January 30, 2023
Marcos Losekann, acostumado a cobrir guerras, está visivelmente devastado diante da situação dos Yanomami, muito emocionado, lágrimas nos olhos, voz embargada. Quem não sofre com essa situação, tá morto.
— Maricelia Brito (@maricelia_brito) January 30, 2023